Polêmicas

CMJP debate plebiscito por uma constituinte por uma constituinte soberana

Movimento reúne diversos partidos políticos, entidades, sindicatos e movimentos sociais e populares

CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza hoje, às 15h, uma sessão especial para discutir a importância do “Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”. A propositura para realização da sessão é da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), formada pelos vereadores Fuba, Bira e Benilton Lucena.

Em João Pessoa, o movimento reúne diversos partidos políticos, entidades, sindicatos e movimentos sociais e populares. Em apenas um mês, já aconteceram duas plenárias e duas caminhadas na Capital paraibana em defesa da Reforma Política, e na última atividade estiveram presente o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Cartaxo.

“Vamos ocupar a Câmara Municipal para dizer que o povo quer mudança no Sistema Político com um Plebiscito Oficial pela Constituinte Exclusiva e Soberana. Nossa luta está apenas começando, e daqui pra frente vamos ocupar todos os espaços possíveis. A mudança que queremos dependerá da nossa capacidade de mobilização”, destacou Gleyson Melo, um dos organizadores do movimento Constituinte Já!.

Para o vereador Fuba, líder do PT na Câmara de Vereadores de João Pessoa, o atual sistema político brasileiro chegou ao seu limite, e não dialoga com o conjunto da sociedade brasileira, nem representa os anseios de participação de nosso povo: “A política não pode ser um espaço para investimento do capital privado. Atualmente, 90% dos recursos utilizados nas campanhas eleitorais são oriundos de empresas privadas, isto pode não ser ilegal, mas, quem paga a banda escolhe a música”.

Comissões discutem emendas

Vereadores integrantes de quatro Comissões Permanentes da Câmara de João Pessoa se reuniram para discutir as emendas que vão propor à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2015. Uma das novidades é a diminuição do número de emendas propostas à peça orçamentária, que passou de 25 para no máximo de 20 por parlamentar.

De acordo com o vereador Bosquinho (DEM), a reunião foi produtiva porque os parlamentares opinaram sobre a viabilidade das emendas que pretendem apresentar e por englobar representantes das quatro Comissões da Casa: de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa; de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública; de Políticas Públicas; e de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

Segundo Marco Antônio (PPS), líder da situação na Casa, as demandas da população que estão entre as mais recebidas pelos vereadores tratam de pedidos para a pavimentação e calçamento de ruas, criação de praças e instalação de Postos de Saúde da Família (PSFs).

“Nosso mandato apresentará emendas para a recuperação e revitalização de rios da Capital, como os Rios do Cabelo e Mandacaru”, disse o vereador.
Correio da Paraíba