CLILSON JUNIOR: Cássio, censura-me que eu gosto!

clilson_junior

O Senador Cunha Lima, emendou no Congresso algo que pretende criminalizar comentários na internet, talvez com medo do poder que as redes sociais vem ganhando na velocidade da luz. Crime é crime, senador. Quem mente, calunia ou difama já responde por seus atos na atual legislação. Me causa espanto o senhor querer punir com multa de 5 mil a 30 mil reais e com prisão de seis meses a um ano e o contratante a pena 15 mil a 50 mil reais de multa e até quatro anos de cadeia, quem caluniar “candidatos” ou seja, “políticos”.

Seu medo Cássio, é temporal, diz respeito a eleição e a políticos. Coisa casuísta, de quem teme por ser alvo pelo que fez ou pelo que vai fazer. Isso me faz lembrar Goebbels, ministro nazi da propaganda, que pregava a inversão da culpa, ou da causa e mandou incendiar o Reichstag e depois acusou os comunistas.

Senhor senador, censura não serve para ninguém. Criminalizar somente quem calunia políticos? Stop, take it easy! Me poupe, me economize!! Hoje o senhor está na oposição, amanhã talvez no governo, e será vítima do próprio veneno. Saiba que não existe boa nem má imprensa. Bom ou mal internauta. Não existe censura boa, perincipalmente para este Brasil onde um metalúrgico virou Presidente da República, e um negro e pobre, Presidente do STF.

Que mente, calunia ou difama já responde por seus atos na atual legislação

Olha Cássio, como dizia Maquiavel, é melhor o senhor “ir atrás da verdade efetiva do que das aparências” (Capítulo XV, do livro O Príncipe). Essa sua ânsia em querer criminalizar a internet é algo repugnante. Crime é crime e já existe legislação para isso.

 

Lembrei até do “Index Librorum Prohibitorum” da nossa igreja católica, criado no meio do século passado, que catalogou mais de 400 livros proibidos, com obras de Maquiavel, Voltaire, Victor Hugo, Balzac, Zola e muitos outros que hoje são considerados gênios do nosso tempo.

Resolva com seus pares nordestinos a seca da nossa região. A transposição anda a passos de tartaruguinhas, enquanto os estádios de futebol numa velocidade atômica. Legisle criminalizando políticos que não fazem nada por seu povo. Que tal 5 anos de cadeia e 1 milhão de reais em multa para quem não cumpre o que prometeu?