O candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou na tarde desta quarta-feira (31), que estava falando para “pessoas preparadas” ao explicar parte do seu plano econômico e de projetos para a indústria. Em declaração que logo gerou críticas nas redes sociais, questionou se seria compreendido da mesma forma em outro ambiente social. “Imagina explicar isso na favela”, disse.
A fala de Ciro foi dada em um almoço com empresários organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O pedetista detalhou seu plano econômico durante cerca de uma hora. Ao fim da explanação, três perguntas da plateia foram escolhidas para serem respondidas por Ciro.
Candidato Ciro Gomes, parabéns pela sua aula. Isso foi uma aula, pelo menos para mim…— disse o empresário.
Ciro o interrompeu neste momento:
Na verdade, é um comício, né… Um comício para gente preparada, você imagina eu explicar isso na favela, né… — respondeu Ciro.
Mais cedo, em agenda de campanha no Saara, comércio de rua a cerca de três quilômetros dali, o candidato do PDT havia acenado para o eleitorado mais pobre, classificado por ele como estratégico para se aproximar das primeiras colocações na disputa pelo Planalto.
Vou levantar os votos de todos os brasileiros endividados, porque tenho um projeto para ajudar a renegociar essas dívidas todas. Para todos os brasileiros que estão passando fome, ou estão subnutridos, vou criar um programa de renda mínima que vai acabar com a pobreza, e digo de onde vem o dinheiro. Quero os votos de todos os brasileiros que estão desempregados, tenho uma proposta de fazer 5 milhões de empregos aparecerem consistentemente nos dois primeiros anos. Sou o candidato de todos os humilhados do Brasil. Infelizmente, a maior parte dos brasileiros passa dificuldades com a inflação, que eu sei acabar, afirmou, na ocasião.
Ainda durante o encontro com empresários, Ciro também disse que, se eleito, pretende criar uma comissão que reunirá “governo, empresários e trabalhadores” para elaborar um “novo, moderno e audacioso Código Nacional do Trabalho”.
*Com informações do Yahoo Notícias
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Yahoo