'Cidade Expressa' será realizado hoje em CG

Os grandes problemas relacionados à deficiência na mobilidade urbana e a não execução da Região Metropolitana de Campina Grande (RMCG) serão discutidos hoje, durante o Seminário Cidade Expressa, que acontecerá no teatro da Facisa. A iniciativa é do Jornal da Paraíba, juntamente com grandes parceiros, e contará com a presença de especialistas na área, incluindo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, autor da Lei Complementar 92, de 2009, que instituiu a criação da RMCG, que integra 23 municípios da região.

Para o ministro, “esta é uma medida importante para o desenvolvimento da nossa região, para que possamos concretizar a liberação de recursos voltados para os habitantes do Compartimento da Borborema”. Segundo ele, a concretização do projeto para a região metropolitana irá beneficiar milhares de pessoas que vivem na região considerada a de maior dinamismo econômico e social da Paraíba.

O evento começa às 8h, com um pronunciamento do ministro das Cidades e uma palestra sobre Mobilidade Urbana e Região Metropolitana na Visão do Ministério das Cidades, proferida pela diretora de Regulação e Gestão da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do MC, Isabel Sales. O evento continua durante todo o dia, encerrando-se com a apresentação do tema: ‘Visão da Região Metropolitana de Campina Grande’, ministrada pelo secretário de Planejamento da Paraíba, Gustavo Nogueira, além dos debates entre os especialistas e o público participante, às 17h30.

Para o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, o evento vem em boa hora e mostra que a sociedade civil de Campina Grande está antenada com as questões da mobilidade urbana e comprometida a encontrar soluções que possam ser rapidamente implantadas, para tornar mais fácil a vida dos cidadãos.

Já para o consultor em Cooperativismo e Desenvolvimento Regional da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Rosalvo de Menezes, o evento é único na região e discutirá problemas observados em grandes cidades, como Campina Grande, que já começou a sentir os efeitos da falta de planejamento. “O evento será aberto ao público e contará com a participação do ministro das Cidades, secretário de Planejamento da Paraíba, do secretário Executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito Filho, além de outras autoridades na área. Acredito que será uma oportunidade para a sociedade manifestar suas opiniões e contribuir com muitas ideias”, disse.

CADERNO ESPECIAL
O Jornal da Paraíba, que desde o dia 29 do mês passado, quando foi lançado o Seminário, publicou matérias relacionadas às temáticas, apresentará aos leitores um caderno especial sobre Mobilidade Urbana, no dia 14 deste mês (próxima sexta-feira). A iniciativa também conta com a parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Sebrae/PB.

Do Blog com JP OnLine