Nas primeiras horas da manhã de terça-feira (17), a chuva de meteoros Leônidas enviará estrelas cadentes pelo céu.
Os meteoros podem ser mais difíceis de ver quando há uma lua brilhante, mas felizmente a lua terá apenas 5% de visibilidade, de acordo com a American Meteor Society. A chuva de meteoros deve atingir seu pico nos dias 16 e 17 de novembro. As Leônidas serão mais visíveis do hemisfério norte, mas você também pode vê-las do hemisfério sul.
O clima também pode afetar a visibilidade. Os Estados Unidos devem ter céu limpo principalmente durante as noites de pico, exceto por algumas tempestades ao longo da costa oeste, de acordo com o meteorologista da CNN, Dave Hennen.
O diminuto cometa Tempel-Tuttle, o corpo-pai das Leônidas, cruzará a órbita da Terra, criando uma chuva vaporizante de detritos na atmosfera. O cometa leva 33 anos para completar uma órbita do sol
Normalmente, existem entre 10 e 15 meteoros por hora.
Verifique on-line para saber quando ele estará visível em sua parte do mundo.
A chuva de meteoros recebe o nome da constelação de Leão Leão, pois os meteoros virão das estrelas que compõem a crina do leão. Mas você não precisa olhar na direção da constelação, porque os meteoros aparecerão por todo o céu.
Os meteoros brilhantes também podem ser coloridos e rápidos, movendo-se a 44 milhas por segundo – entre os meteoros mais rápidos. Bolas de fogo e meteoros “earthgrazer” também são uma marca registrada da chuva Leônidas. As bolas de fogo são mais brilhantes e maiores e podem durar mais do que um meteoro médio, enquanto os exploradores de terra aparecem perto do horizonte com caudas longas e coloridas.
A chuva de meteoros Leônidas se sobrepõe à chuva de meteoros Taurid do norte, então alguns meteoros dessa chuva também podem ser visíveis. Os taurídeos do norte também são conhecidos por suas bolas de fogo, o que significa que se você avistar uma ou duas bolas de fogo, ela pode ter se originado daquela chuva.
Infelizmente, a chuva deste ano não produzirá uma tempestade de meteoros, que é quando você pode ver mais de 1.000 meteoros por hora. Embora tal evento tenha sido associado à chuva de meteoros Leônidas antes, a última tempestade aconteceu em 2001.
O melhor perído para ver as chuvas de meteoros será entre a meia-noite e o amanhecer, em qualquer parte do mundo. A poluição luminosa das cidades pode obstruir a vista, portanto dirija-se a um local com menos luzes.
Encontre uma área aberta com uma visão ampla do céu e não se esqueça de se agasalhar. Se você deseja fotografar a chuva de meteoros Leônidas, a NASA sugere o uso de uma câmera com foco manual em um tripé com um cabo de liberação do obturador ou cronômetro embutido, equipado com uma lente grande angular.
Fonte: CNN Brasil
Créditos: CNN Brasil