Marcos Tavares
A cidade está assustada, as pessoas estão assustadas. Os turistas estão assustados. Nossa capital transformou-se num foco de violência impensada que os números mostram friamente. Só no final de semana que passou, durante o feriado religioso, morreram vinte e seis pessoas assassinadas, um número que causaria espanto numa grande capital e que aqui nos deixa em pânico. A desculpa vem sempre pronta. Os mortos tinham ligação com as drogas. E daí? Droga é contravenção, é crime e tem de ser combatida, não usada como desculpa.
Se o Governo estadual não tem condições de realizar esse combate, socorra-se do Governo Federal, ao invés de postar conselhos que beiram o ridículo. Uma união entre as Policias Federal, a PM e nossa Polícia Civil poderia deter a entrada da droga e assim tornar mais fácil o combate à criminalidade. A cidade está tomada pelos craqueiros. Tambaú, nosso cartão de visita, é moradia de inúmeros desocupados que vivem de esmolar e assaltar turistas, e não se vê um policial em toda a orla, a não ser veículos policiais que desfilam ignorando solenemente o perigo.
Queremos um basta para essa violência. Não se trata de um assunto político, mas de uma reivindicação de toda sociedade, que tem medo de usar sua cidade, seus parques, suas praias, suas ruas, por serem elas redutos da pior marginália. Chega de números que não batem com a realidade, uma realidade que a todos choca e intimida e que nos coloca em posições terríveis em todo o mundo, nossa cidade que até bem pouco tempo era considerada uma ilha de paz.
É Dilma
É inócua e inexpressiva toda essa briga do PT paraibano para saber se sai com um candidato próprio ou, como sempre, vai ser ator coadjuvante nesse novo processo eleitoral.
A prioridade do PT é reconduzir Dilma Roussef ao Planalto e em nome dessa prioridade qualquer acordo vale. Logo, o futuro do PT da Paraíba não será decidido aqui, mas alhures de acordo com a conveniência dos caciques.
Resta aos nossos petistas o justo direito de espernear, direito este que a Constituição garante a qualquer brasileiro, independente da sigla partidária.
Queda
Parece que a armação política de Armando Abílio dessa vez virou-se contra ele. Perdeu a liderança do seu PTB onde sempre cantou de galo.
Agora vem a notícia de que Wilson Filho não se licenciará para lhe dar a chance de assumir uma cadeira na Câmara Federal.
Se tudo correr como adianta o script, Abílio vai ter de amargar uma vice-presidência sem mandato. E totalmente abalado dentro do seu partido.
Pressa
Destruíram a pista de pouso do Aeroclube numa noite, como se as obras fossem vitais para a vida da cidade.
A pista foi refeita, o Aeroclube continua funcionando e a cidade não se acabou.
Concordância
Mais político e polido, o governador Ricardo Coutinho disse que o TCE tem toda razão em condenar as contratações temporárias.
Adiantou ainda que tenta resolver o problema, mas precisa de tempo.
Adequação
Entretanto, para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, o Governo vai cortar gratificações e proibir horas extras dos funcionários.
Algumas medidas são mais fáceis de cumprir quando o peso desaba sobre o funcionalismo.
Pastoreando
Na pacata Pombal – Sertão da Paraíba – um integrante da Pastoral Carcerária foi detido levando armas para os prisioneiros.
Parece que a ordem não é só mostrar o céu, mas indicar o caminho de saída.
Contraditório
Estranhamente o Deputado Gervásio Maia, preterido inúmeras vezes no seu PMDB, transformou-se no principal crítico da também deputada Iraê Lucena.
Tanto que Iraê já o advertiu: Você será a próxima vítima.
Coronéis
Com a regulamentação do trabalho das domésticas, morre um dos maiores ícones do coronelismo e do trabalho servil.
As madames vão por as finas mãos nos tanques.
Frases…
Leonino – Não reaja a assaltos. Principalmente quando for um assalto do Imposto de Renda.
Voando – Esquadrilha da Fumaça troca os aviões Tucanos por outro modelo. Não ficava bem um governo do PT voando em Tucanos.
Perdidas – Mulher que se acha muito, acaba se perdendo.