Arimatea Souza

Bem na foto

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), “está cotadíssimo” para ocupar o lugar da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Conforme o jornal Correio Braziliense, Ribeiro “caiu nas graças da base aliada por sua atuação à frente da pasta”.
Agora, cá entre nós, não é um bom negócio a troca.
Pé no freio
Ao comentar ontem sobre o fato de a bancada governista ser minoria na Assembleia Legislativa, o governador Ricardo Coutinho enfatizou que “eu talvez faça parte do avesso do avesso. E antes de saber se vamos ter maioria ou minoria, quero saber concretamente quais são os passos para que essa maioria aconteça, porque têm alguns caminhos que não me interessam”.

Concursos
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que só deverá ser votada em fevereiro pelo Congresso Nacional, prevê 49 mil e 300 novas vagas no serviço público federal.

Da boca de…
“… A gente tem até o dia 31 de dezembro para colocar a casa em ordem…” (Marisa Agra, secretária de Saúde de Campina Grande).

Escuridão
De acordo com o jornal O Globo, existem aproximadamente 1 milhão de brasileiros ainda sem acesso à energia elétrica.
O governo estima ´zerar´ esse número apenas em 2027, devido ao custo elevado: R$ 17 bilhões.

“Picuinhas”
A deputada Nilda Gondim (PMDB) declarou que as críticas feitas ao término da gestão do prefeito Veneziano “são picuinhas pequenas”.
Para ela, o filho “resgatou uma cidade que se encontrava em um verdadeiro caos”.

Sem cooperação
O vice-governador Rômulo Gouveia afirmou ontem que “praticamente não houve transição” na prefeitura campinense. O prefeito Romero tem tido muita dificuldades”.
Para ele, “é um final de gestão com turbulências”.

Ocaso
“Após a eleição a prefeitura campinense parou. É lamentável isso. É preocupante a ingovernabilidade em Campina”, atestou Rômulo, considerando ainda que o final da gestão de Veneziano “é melancólico, apesar do respaldo político que possui”.

Ponto nos is
O vice entende que até mesmo “o futuro político” de Veneziano “está comprometido”, salientando ainda que “Campina quer explicações dele” para o descalabro administrativo.

Pedido
Rômulo revelou à APARTE que pediu a Romero que assegure a continuidade do vereador João Dantas (PSD) no Legislativo.

O detalhe
O vice e o prefeito diplomado conversaram na noite da véspera de Natal.

Da boca de…
“… O prefeito Veneziano está saindo da prefeitura pela porta dos fundos…” (Napoleão Maracajá, presidente do Sintab, ontem, em entrevista).

SOS
A água do lendário Açude de Bodocongó, em Campina, está com tamanho grau de poluição que se tornou inservível até para o aguamento de plantas no Horto Florestal da PMCG, localizado às suas margens.

É hoje
O PMDB Mulher realiza hoje um Fórum Estadual em João Pessoa.

Área social
Giovanna Fernandes, filha do ex-vereador Rildo Fernandes, é um nome avaliado por Romero para a coordenação do ´programa Fome Zero´ (Bolsa Família).

De volta
Alana Carvalho (filha do vereador Fernando Carvalho, PTdoB) deverá voltar a atuar na área do Meio Ambiente da PMCG.

AMDE
O advogado Alcindor Villarim é o nome mais falado para a Agência Municipal de Desenvolvimento, pelas mãos do PMN.

Consumidor
Outro advogado, Félix Araújo Neto (ex-candidato a vice-prefeito pelo PCdoB) deverá coordenar o Procon Municipal.

Funil
Três nomes que poderão integrar a equipe do ´tucano´ em Campina: José Marques Filho, presidente do PSDB/CG na Urbema; Renato Teixeira Ribeiro; e o deputado Guilherme Almeida (PSC), provavelmente na Pasta de Planejamento.

O detalhe
Romero e Guilherme conversaram ontem.

Fermento
O novo prefeito campinense deverá anunciar oficialmente a ampliação de sua base política, com a incorporação do PMN (elegeu três vereadores) e outro partido.

Prorrogação
Romero deveria anunciar os demais nomes de sua equipe às 10h de hoje, mas houve novo adiamento para esta sexta-feira (10h, Fiep), porque muitas indefinições ainda persistem.
Além do mais, alguns convites ´refugaram´.

Desequilibraram
Os vereadores eleitos – Murilo Galdino (PSB), Joia Germano (PRP) e Tovar Correia Lima (PSDB) – puxaram a debandada da candidatura dissidente à presidência da Câmara campinense.
Pacificação

No começo da noite de ontem, Romero reuniu sua futura bancada e tratou da eleição para a mesa diretora do Legislativo.
Ao final, ocorreram as desistências de Tovar e Bruno Cunha Lima, com a sagração da chapa única liderada por Nelson Gomes Filho (PRP).
O ´grupo dissidente´ indicou Murilo para a 1ª vice-presidência.

Aditivo vai ´salvar´ a duplicação da Alça Sudoeste…