Cássio participará do Guia de Cícero

Nonato Guedes

Para desconforto dos partidários da candidata Estelizabel Bezerra, apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, o senador Cássio Cunha Lima acertou os ponteiros, em Brasília, ontem, definindo sua participação no Guia Eleitoral do candidato tucano a prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. Ele justificou que Cícero é seu companheiro de partido e lidera as pesquisas de intenção de voto junto ao eleitorado pessoense. “Não teria razões para não participar do seu Guia Eleitoral”, frisou. A participação de Cássio vinha sendo aguardada com expectativa por Cícero, que preferiu deixá-lo à vontade para decidir o momento certo de formalizar seu ingresso no programa de rádio e de televisão.

Lucena é considerado pelos socialistas como o maior adversário do projeto implantado por Ricardo Coutinho desde que se elegeu à prefeitura de João Pessoa em 2004. Em 2010, como represália a José Maranhão (PMDB) que moveu ações judiciais para cassar o seu mandato, Cássio arquitetou o apoio à candidatura de Ricardo ao governo, deixando no meio do caminho a alternativa Cícero Lucena. Este, mesmo assim, nunca alimentou divergências com Cássio. Pelo contrário, teve papel influente para que ele ascendesse à cadeira no Congresso, superando o retardamento provocado por diferenças de interpretação no Supremo Tribunal Federal acerca da validade da Lei Ficha Limpa, em que havia sido enquadrado. Animado com o apoio confirmado de Cássio, Cícero já fazia planos, nas últimas horas, para a eventualidade de ser eleito e ter que se relacionar com o governador Ricardo Coutinho. Deixou claro que pretende manter uma relação institucional, respeitosa, e espera que a recíproca seja verdade. “Afinal, os interesses da população estão acima de diferenças políticas”. O engjamento de Cássio à campanha de Cícero coincide com a decisão tomada em São Paulo pela senadora Marta Suplicy, que decidiu apoiar o candidato petista Fernando Haddad à prefeitura, depois de dois meses de indefinição e distanciamento da campanha.

Além de tratar de assuntos políticos referentes à Paraíba, ontem, em Brasília, Cássio Cunha Lima manifestou-se na tribuna contra medidas paliativas que estariam sendo adotadas pela presidente Dilma Rousseff para combater a estiagem em municípios localizados na região do semiárido nordestino. Cássio propôs a adoção de medidas definitivas, via ações estruturantes, observando que a seca gera destruição permanente, mas lenta e silenciosa. Ele pretende mobilizar entidades da sociedade paraibana para a discussão de propostas viáveis que serão apresentadas à presidente Dilma Rousseff. Enquanto isso, o governador Ricardo Coutinho procura fortalecer candidaturas do PSB e aliados em vários municípios. Já gravou mais de 60 participações em programas de candidatos e candidatas que estão no arco das alianças socialistas no Estado. Quanto a Cássio, a versão é de que ele não vai estadulizar a atitude tomada em João Pessoa, respeitando os conflitos locais que estão em jogo na eleição deste ano.