Cássio no palanque de Cícero

Paulo Santos

Está programada para esta quarta-feira (19) a primeira participação ao vivo do senador Cássio Cunha Lima na campanha eleitoral de João Pessoa, mais precisamente num comício do candidato do PSDB, o também senador Cícero Lucena, no bairro de Cruz das Armas.

A presença de Cássio nesse evento impõe definitivamente um divisor de águas no comportamento político do maior líder político do Estado atualmente, eliminando sua parceria na Capital com o governador Ricardo Coutinho. É uma retumbante vitória de Cícero conseguir neutralizar a possível influência do ocupante do Palácio da Redenção em seu principal reduto político.

É impossível mensurar em votos o potencial de Cássio na Capital, já que seu bunker preferido é Campina Grande, mas há um balaio simbólico. Talvez CCL esteja precisando fazer uma aparição pública num palanque tucano para reequilibrar sua imagem junto á população da Capital, desgastada devido a algumas ações do Governador, de quem foi o principal avalista nas eleições de 2010.

A presença de Cássio no palanque de Cícero poderia parecer um recuo, mas é um avanço, mesmo que tenha de se integrar ao exército de oposição. Qualquer análise do que acontecerá quarta-feira próxima deve eliminar, de cara, a pretensa “amizade pessoal” com Cícero. Esse fator existe, de fato, mas não é o fundamental para fazê-lo ser estrela de comício ou de comercial no guia eleitoral.

É sintomático, também, que Cássio se realinhe com Cícero Lucena poucos dias depois dos peemedebistas Vital e Veneziano do Rego – seus arquirrivais na Serra da Borborema – terem desembarcado na Capital para emprestar apoio radiofônico e televisivo ao ex-governador José Maranhão.

Campina Grande está socorrendo João Pessoa em termos de líderes políticos consagrados e não é à toa que isso acontece para fortalecimento da oposição. A forma como o governador Ricardo Coutinho conduziu o processo de escolha no seu PSB deu margem a que aliados e adversários se unissem em objetivo contrário.

Ninguém espere que Cássio vá ao palanque de Cícero desancar Ricardo Voutinho ou Estelizabel. Também não irá espinafrar seu conterrâneo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. Deve restringir-se ao script de verbalizar as qualidades do Caboclinho de Jatobá, seus méritos como administrador e daí em diante.

Também será bom observar como se com portam os tucanos de João Pessoa diante da ave com melhor plumagem. É possível que, em reverência a Cássio, puxem o freio de mão da língua e evitem as catilinárias contra o Governo do Estado e contra a Prefeitura. O próprio candidato, Cícero, deve postar os olhos no futuro e mirar awua projetos. Em tese, Lucena dará a impressão de que a presença de Cássio ali redime o senador campinense de um erro em 2010.