O prefeito eleito Luciano Cartaxo, do PT, recebeu R$ 1.332.000,00 (um milhão, trezentos e trinta e dois mil reais) em doações ocultas em sua campanha de segundo turno. Esse valor correspondeu a 53% do total de doações de sua campanha, que ficou em R$ 2.529.905,29. O levantamento foi feito pelo site Congresso em Foco, com base em dados do TSE.
Segundo a reportagem (http://migre.me/cbkRP), essas doações “são assim chamadas porque, apesar de os diretórios partidários e os comitês financeiros serem obrigados a informar de quem receberam, não é possível rastrear com precisão a origem do dinheiro. É que a arrecadação é pulverizada entre diversos candidatos da chapa ou da legenda. O mecanismo é utilizado por empresas que não desejam ter seu nome associado diretamente a políticos”.
Os dados de quanto cada candidato recebeu de doações, inclusive as chamadas ocultas, podem ser obtidos no quadro http://migre.me/cbl0p. O coordenador da campanha de Luciano Cartaxo, o deputado Anísio Maia, não se pronunciou sobre o assunto. Cartaxo venceu Cícero Lucena no segundo, com uma margem superior a 130 mil votos.
Do Blog com Helder Moura