Como já apontavam as últimas pesquisas de intenções de voto, a eleição para prefeito de João Pessoa será mesmo definida no segundo turno. Neste domingo (7) Luciano Cartaxo (PT) confirmou o favoritismo conseguido nas últimas semanas e foi o mais votado com 38,32% dos votos válidos. Ele vai decidir o pleito com o senador Cícero Lucena (PSDB) que conquistou 20,27% dos votos.
Vencedor no primeiro turno, Cartaxo pode ser considerado a surpresa das eleições de João Pessoa.Na primeira fase da campanha ele não figurava entre os favoritos e aparecia apenas em terceiro nas pesquisas de intenções de voto do Ipespe e do Ibope. Porém, ele conseguiu mudar a situação e passou a liderar.
Após a briga interna do PSB, Cartaxo conquistou o apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido), após ele deixar o reduto socialista. O petista transformou essa parceria no seu grande trunfo e o tempo inteiro fez uma campanha casada com o prefeito, garantindo que dará continuidade às ações da atual gestão caso venha as ser eleito.
Luciano Cartaxo propôs a ampliar o programa de geração de emprego e renda Empreender-JP com a criação do Banco Cidadão, que deverá beneficiar o microcrédito e as pequenas e médias empresas. O petista também promete ampliar a política habitacional de João Pessoa com a construção de 13 mil casas. Ele defende também um programa que viabilize a presença de médicos nas residências de pacientes que sofrem com problemas crônicos.
A aliança com Agra também motivou as maiores críticas dos adversários contra Luciano Cartaxo, principalmente pelo fato de ter sido opositor ao prefeito. O petista chegou a ser acionado judicialmente durante a campanha do primeiro turno sob a acusação de ter coagido funcionários públicos junto com Agra, durante uma reunião com agentes de saúde.
Ex-prefeito de João Pessoa, por dois mandatos, Cícero Lucena quer voltar ao cargo oito anos depois de sair da prefeitura. Desde o início da campanha eleitoral o candidato tucano já era apontado como um dos favoritos para conquistar a prefeitura, tanto que sempre figurou entre os líderes das pesquisas de intenção de voto. Cícero pautou sua campanha nas ações que fez durante sua gestão e o que foi realizado pela administrações de Ricardo Coutinho e Luciano Agra. Ele garante que se for eleito vai retomar projetos que executou quando era prefeito.
No início da campanha enfrentou um problema com a coligação do agora adversário de segundo turno Luciano Cartaxo. Cícero Lucena escolheu Ítalo Kumamoto (PSC) como candidato a vice-prefeito e a direção estadual do PSC questionou a legalidade da aliança feita pelo diretório municipal e ingressou na Justiça Eleitoral para unir a sigla à chapa do petista. O tucano acabou vencendo a disputa no TRE.
Contrariando algumas expectativas, Cícero contou com o engajamento do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) durante a corrida eleitoral do primeiro turno. Outro que esteve em João Pessoa participando de eventos de campanha foi o senador mineiro Aécio Neves (PSDB)
Uma das propostas de sua gestão anterior que Cícero Lucena promete retomar caso venha a ser eleito é o de entregar medicamentos nas residências de pacientes com problemas graves de saúde. O candidato também prometeu que dará tablets aos alunos e professores para modernizar a educação municipal.