Os candidatos que estão disputando o segundo turno das eleições de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB), voltaram a ocupar as emissoras de TV e rádio ontem com o retorno do guia eleitoral. No primeiro dia de exibição, a tônica dos dois prefeitáveis foi a mesma: de agradecimento aos eleitores. O guia fica no ar até 26 de outubro e é veiculado duas vezes por dia, em cada um dos meios de comunicação.
Um dia depois de se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cartaxo não explorou esse fato no seu programa gratuito. Além da fala do candidato, foram registradas as participações do prefeito Luciano Agra e do candidato a vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS).
Na TV, o petista deu destaque aos agradecimentos aos seus eleitores, ressaltou que a disputa agora entra em um outro momento e também pediu voto aos eleitores que não votaram nele. “Quero fazer um convite a todos que estão com a gente desde o início e também a você que, no primeiro turno, optou por outras propostas. Quero chamar para que faça parte desta nossa união por João Pessoa”.
Já o prefeito Agra afirmou que o desempenho de Cartaxo nas urnas mostra que ele fez a escolha certa. “Demonstra que a população reconhece que estamos no caminho certo e comprova que fiz a escolha correta quando escolhi votar nele”, ressaltou.
No seu primeiro programa, Cícero Lucena também agradeceu aos votos que lhe foram dados. “Antes de reiniciar a caminhada rumo ao futuro, eu quero agradecer. Cada voto representou muito, cada sim dado ao nosso projeto nos trouxe até aqui.
Vamos transformar confiança e esperança em trabalho, resolvendo os problemas de hoje e preparando a cidade que será dos nossos filhos e dos nossos netos”, afirmou o tucano.
O candidato do PSDB também falou sobre a sua trajetória política e convocou os eleitores a virarem o jogo em seu favor na disputa do segundo turno do pleito em João Pessoa. O tucano disse que o resultado do último domingo foi apenas o primeiro passo.
VOTOS DO ADVERSÁRIO
O cientista político Ítalo Fittipaldi disse que nesse momento do guia eleitoral, os candidatos devem focar na conquista dos votos dos eleitores que apostaram nos adversários no primeiro turno.
“Essa fase do guia, como toda a campanha, está mais voltada para conquistar os votos de quem não votou no candidato”, disse o especialista, para quem o guia do segundo turno é mais equilibrado, pelos candidatos terem o mesmo tempo. Fittipaldi ressaltou ainda que as inserções, veiculadas durante todo o dia, podem produzir um impacto maior do que o guia. Segundo ele, elas pegam o eleitor desprevenido na frente da televisão.
Do Blog com JP OnLine