REPERCUSSÃO

Carmen Lúcia discutirá com ministro da Justiça medidas contra violência em presídios

Presidente do STF quer retomar projeto de censo da população carcerária

carme-luciaA presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, se reúne às 10h30 desta quarta-feira com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para discutir eventuais medidas a serem adotadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras instituições em resposta ao massacre de 60 presos em Manaus entre domingo e segunda-feira. A ministra, que também preside o CNJ, entende que a situação é dramática e exige esforço redobrado de todas as instituições vinculadas à questão.

Na quinta-feira, a presidente do STF se reúne em Manaus com presidentes dos tribunais de Justiça da região Norte, do Maranhão e Rio Grande do Norte. A ministra quer ouvir dos demais magistrados o que o CNJ poderá fazer para ajudar a reduzir as tensões e conter o recrudescimento da violência no sistema carcerário do país. Carmen Lúcia pretende retomar conversas com representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Exército para fazer um censo da população carcerária.

A presidente do STF entende que a guerra de facções em Manaus é um fato grave, dramático, mas não surpreendente. Segundo auxiliares, a ministra vem alertando há muito tempo sobre os riscos de explosão dos presídios. O tema, aliás, está no topo da agenda desde que ela assumiu a presidência do STF e do CNJ.

Fonte: O Globo