REPERCUSSÃO

Carmen Lúcia discutirá com ministro da Justiça medidas contra violência em presídios

Presidente do STF quer retomar projeto de censo da população carcerária

Carmen Lúcia discutirá com ministro da Justiça medidas contra violência em presídios

carme-luciaA presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, se reúne às 10h30 desta quarta-feira com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para discutir eventuais medidas a serem adotadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras instituições em resposta ao massacre de 60 presos em Manaus entre domingo e segunda-feira. A ministra, que também preside o CNJ, entende que a situação é dramática e exige esforço redobrado de todas as instituições vinculadas à questão.

Na quinta-feira, a presidente do STF se reúne em Manaus com presidentes dos tribunais de Justiça da região Norte, do Maranhão e Rio Grande do Norte. A ministra quer ouvir dos demais magistrados o que o CNJ poderá fazer para ajudar a reduzir as tensões e conter o recrudescimento da violência no sistema carcerário do país. Carmen Lúcia pretende retomar conversas com representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Exército para fazer um censo da população carcerária.

A presidente do STF entende que a guerra de facções em Manaus é um fato grave, dramático, mas não surpreendente. Segundo auxiliares, a ministra vem alertando há muito tempo sobre os riscos de explosão dos presídios. O tema, aliás, está no topo da agenda desde que ela assumiu a presidência do STF e do CNJ.

Fonte: O Globo