'Cara feia' vira alvo de críticas na Assembleia

foto

A Segurança no Estado continua sendo atacada pelos deputados de oposição da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Muitos parlamentares usaram a tribuna para criticar as dicas disponibilizadas no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado onde constava recomendação para que as mulheres fizessem “cara de brava” caso se sentissem inseguras. “Se você se sente insegura ao andar à noite numa rua deserta, ou ao sair do banco com o dinheiro na bolsa, faça cara de brava, franza as sobrancelhas, fale alto consigo mesma”, diz uma das orientações do governo.

As recomendações tiveram repercussão em todo o país, depois que uma revista de circulação nacional publicou uma matéria sobre o assunto. O deputado Aníbal Marcolino (PSL) bateu pesado nas recomendações da Secretaria de Segurança. “O governo devia estar preocupado com outras questões, como o armamento da polícia, melhoria no salário da segurança pública e não fazer o que fez. Mais uma vez a Paraíba é chacota em nível nacional, o que é lamentável. Sugerir que as mulheres façam cara feia para não serem assaltadas, eu acho que existem algumas pessoas no governo que têm uma caricatura mais apropriada para colocar naqueles locais onde a violência tem aumentado”, ironizou o parlamentar.

A deputada Daniella Ribeiro (PP) também se mostrou indignada com as dicas oferecidas pelo governo do Estado. “A gente não sabe se ri ou se chora diante de uma recomendação como essa, justo no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher”, disse a parlamentar. “Nós esperamos que o governo apresente um projeto de segurança”, acrescentou. Após a repercussão, a secretaria retirou a relação de dicas do site.