Capital do "Fantástico"

Paulo Santos

Que João Pessoa é uma cidade fantástica, disso ninguém duvidas. Há algum tempo, porém, João Pessoa passou a ser a cidade predileta do Fantástico, revista eletrônica dominical da TV Globo, para denúncias de irregularidades administrativas no âmbito municipal.
Neste domingo (25) o Fantástico voltou á carga pela terceira vez em pouco tempo para denunciar corrupção no desenvolvimento do projeto Jampa Digital idealizado pela Prefeitura de João Pessoa. Anteriormente a emissora já havia denunciado, em rede nacional, problemas na merenda escolar e no Samu, na Capital paraibana.

A movimentação nesta segunda-feira (27) alcançava a Câmara Municipal de João Pessoa onde o prefeito Luciano Agra tem ampla maioria e deverá barrar qualquer tentativa de investigação por parte dos vereadores. Não há espaço para uma CPI-Comissão Parlamentar de Inquérito. O que tiver que ser levantado ficará a cargo dos ministérios públicos, o federal e o estadual.

As denúncias foram gravíssimas, como aconteceu no caso do Rio de Janeiro, envolvendo milhões de reais. Em entrevista às emissoras de rádio, o procurador Geral de Juetiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, disse que a reportagem ajuda num pro cesso de indiciamento. Só acredito vendo o MP ir fundo numa investigação que tem características políticas. O MP federal, por sua vez, está preocupado com o patrimônio histórico, com o meio ambiente e as pequenas prefeituras.

Não se pode dizer, sequer, que a reportagem do Jampa Digital tenha sido perfeita. Deixou “furos” na sua realização. Não resiste aos mais elementares questionamentos. A imprensa local, há muito dividida em dois blocos distintos, pega carona no Fantástico em carona para defender ou condenar. Mais confunde que explica.

É notória, na mesma reportagem, a intenção de levantar fatos para atingir o deputado federal licenciado e ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. A Prefeitura entra no contexto como coadjuvante. Tanto que, ao esgotar o assunto, a matéria dá um salto extemporâneo para outro assunto envolvendo Aguinaldo – a liberação de recursos da Assembleia para tratamentos médicos do parlamentar, do pai e de uma irmã dele.
É um erro santificar uns e demonizar outros.

DESMORALIZAÇÃO PÚBLICA

Se o combativo jornalista Wellington Farias, o nosso F…, continuar participando do programa Correio Debate, comprometerá definitivamente a sua carreira. Ele foi pessoal e profissionalmente desmoralizado pelo apresentador do programa, Fabiano Gomes. Foi constrangedor ouvir Wellington ser acusado de usar “dos pessos e duas medidas”, de “desinformado”, etc. Como seu fã de carteirinha de F… e acompanhando sua trajetória de integridade  tive que constatar: ele é a primeira vítima das denúncias do Fantástico.

CRISE EM CAMPINA

Recrudesceu o confronto entre os servidores públicos e a Prefeitura de Campina Grande. É o grande “calo” de Veneziano em pleno ano eleitoral. Não dá sequer para fingir que a situação não desgasta o Prefeito.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

A Prefeitura de Campina Grande considera a SP Alimentação uma empresa idônea? Cartas para o Palácio do Bispo.