Campina Grande vai receber no dia 6 de junho a Sub-Comissão Especial de Desenvolvimento do Nordeste, do Senado Federal. Os Senadores virão à cidade para discutir propostas de desenvolvimento para o Nordeste, com foco especial no Estado da Paraíba. A Audiência Pública faz parte de um cronograma de atividades da Comissão, que está sendo desenvolvido em toda a região.
Esta será a segunda Audiência Pública da Região Nordeste – a primeira será no próximo dia 23, em Alagoas. A Comissão tem como área de atuação os nove estados nordestinos, mais o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, que compõem o território de abrangência da Sudene. Em Campina Grande os participantes serão recepcionados pelo prefeito Veneziano Vital do Rego.
O Senador Vital do Rego (PMDB-PB), representante da Paraíba na Comissão, disse que os cinco senadores membros virão à cidade, mais os deputados e senadores que compõem a bancada paraibana no Congresso Nacional e outros parlamentares nordestinos, que estão sendo convidados pelo Senado Federal.
“Nós já ouvimos órgãos que atuam no desenvolvimento regional, a exemplo do Banco do Nordeste, BNDES, dentre outros, e agora vamos desenvolver o calendário de audiências nos estados”, disse Vital, confirmando também a presença, em Campina, de representantes de órgãos do Governo Federal, BNDES, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério da Interação Nacional, dentre outros.
Os senadores que compõem a comissão e que virão a Campina Grande são: Wellington Dias (PT-PI), presidente da comissão; Lídice da Mata (PSB-BA), vice-presidente; os membros titulares: Vital do Rego (PMDB-PB), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE); e os suplentes: José Pimentel PT-CE), Magno Malta (PR-ES), Ciro Nogueira (PP-PI), Wilson Santiago (PMDB-PB) e Cícero Lucena (PSDB-PB).
Programação – A programação da Audiência Pública está assim definida: das 8h30 às 14h30h, acontecerão as três etapas da audiência: a primeira consiste na apresentação, por parte do Governo Federal, dos projetos de desenvolvimento para a Região Nordeste, como o Plano de Aceleração do Crescimento, por exemplo. A segunda será a apresentação dos projetos para o desenvolvimento da Paraíba, por pare do Governo do Estado. A terceira será a discussão do tema específico indicado para a Paraíba.
Nesta etapa, os participantes da Audiência Pública vão discutir os projetos de Infra-estrutura para a região – tema indicado pelo Coordenador da Comissão na Paraíba, Senador Vital do Rego. “Vamos debater de que forma poderemos vencer os desafios da infra-estrutura na Paraíba”, afirmou o Senador paraibano.
Ele disse que, no caso da Paraíba, os debates ocorrerão em quatro linhas: A primeira é a da Infra-Estrutura Aeroportuária, com as propostas definidas por Vital: implantação do Aeroporto de Cargas em Campina Grande, ampliação do Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux e conclusão do Aeroporto de Cajazeiras, “com a definição de rotas e a adoção de uma nova malha que insira a Paraíba no cenário da Aviação Regional”.
A segunda linha de debates será a da Infra-Estrutura Ferroviária, com a implantação de um ramal da Ferrovia Transnordestina, integrando a Paraíba, de Cabedelo a Cajazeiras. A terceira linha será a da Infra-Estrutura Portuária, com o debate sobre a ampliação do Porto de Cabedelo e implantação de um Proto de Águas Profundas. A quarta linha será da Infra-Estrutura Rodoviária, com o debate sobre a duplicação da BR-104, interligando as cidades de Campina Grande e Caruaru e a extensão da duplicação da BR-230, interligando Campina Grande a Patos, Sousa e Cajazeiras.
Obras do PAC e São João – Após a realização da Audiência Pública, os participantes irão fazer uma visita de inspeção às obras do PAC no bairro do Araxá, classificada pelo Governo Federal como exemplo de obra modelo para o país, já que o projeto executado pela Prefeitura de Campina Grande, além da urbanização e da construção das unidades habitacionais, recebeu outros benefícios, como a construção de uma creche.
Em seguida, os Senadores e demais participantes da audiência irão ao Parque do Povo, onde será desenvolvida uma programação diurna para receber a comitiva, ao som de trios de forró pé-de-serra e com a apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos. O prefeito Veneziano vai acompanhar toda a programação.