A comissão especial instituída na Câmara dos Deputados para debater e elaborar o projeto de reforma política do país estará em João Pessoa nesta segunda-feira (16) para numa audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A comissão vai promover discussões, ouvir propostas e opiniões dos parlamentares, lideranças e entidades locais sobre os pontos da reforma que estão sendo colocados no projeto.
Os deputados federais Almeida Lima (PMDB-SE) e Henrique Fontana (PT-RS), presidente e relator da Comissão Especial de Elaboração da Reforma Política, respectivamente, já confirmaram suas presenças. Outros parlamentares federais estarão presentes, como Luíza Erundina (PSB-SP), Alceu Moreira (PMDB-RS) e Edinho Araújo (PMDB-RJ). A audiência, que terá início às 9h30, foi proposta através de requerimento pelo vereador Bosquinho (DEM). O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) foi um dos intermediadores para a vinda da comissão à Capital.
O requerimento de Bosquinho, aprovado por unanimidade, conseguiu que João Pessoa fosse inserida no roteiro das audiências da comissão que visitará ao todo dez capitais no Brasil, para ouvir o que os políticos locais acham das propostas do projeto. “Serão discutidos pontos como o fim da coligação proporcional e o voto distrital. Eu mesmo não concordo com as coligações proporcionais. Defendo que quem deve assumir o mandato são os candidatos mais votados”, avaliou Bosquinho.
Por telefone, o deputado gaúcho Almeida Lima declarou “que os trabalhos da comissão não podem ser concluídos sem que antes a classe política e a população das capitais possam opinar, discutir e tirar suas dúvidas sobre o projeto de reforma política”. “Todas as lideranças devem ser consultadas, inclusive os vereadores que representam o municipalismo local”, observou.
Está agendada a visita da Comissão em várias Capitais, como Goiânia (GO); Salvador (BA); Belo Horizonte (MG); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Quem quiser obter mais informações sobre a audiência pública pode ligar para o número telefônico do vereador Bosquinho (83-9982-7879) ou então mandar mensagem para o seu endereço eletrônico: [email protected].