Câmara de João Pessoa fará restituições simbólicas de mandatos de vereadores cassados pela Ditadura Militar

Bruno Farias (vereador)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza nesta terça-feira (01) uma Seção Solene para a entrega, de maneira simbólica, do mandato de vereador de Antônio Augusto Arroxelas e dos diplomas dos suplentes, José Gomes da Silva (Zé Moscou) e Leonardo Leal, que tiveram, por perseguição ideológica, arbitrariamente, os seus direitos políticos cassados pela Ditadura Militar.

Os autores da propositura são os vereadores Bruno Farias de Paiva e Flávio Eduardo Maroja Ribeiro – Fuba, que em conjunto, apresentaram um Projeto de Resolução (PR) que torna nula a cassação do diploma dos ex parlamentares. O PR reconhece como “antidemocráticos e dignos de repúdio os atos de cassação” e prevê também a restituição, de maneira simbólica, do mandato e diploma dos três políticos.

“Trata-se de uma Sessão Solene em repúdio ao Golpe Militar de 1964 e em celebração aos 50 anos de resistência democrática em nossa Capital, outorgando, de maneira simbólica, os diplomas do mandato do Vereador Antônio Augusto Arroxelas e dos suplentes José Gomes da Silva e Leonardo Leal”, explicou Bruno Farias.

 

O vereador Bruno Farias salienta a importância do PR. “As casas legislativas, a começar com o Senado e com a Câmara dos Deputados, estão fazendo justiça aos parlamentares que tiveram, de maneira injusta, covarde e ilegal, seus mandatos cassados por atos da Ditadura Militar. A CMJP, por iniciativa minha e de Fuba, está resgatando o mandato e a história de três parlamentares que tiveram, de modo arbitrário, os mandatos cassados por atos de perseguidores da Ditadura”, justificou.

 

A Sessão Solene vai acontecer nesta terça-feira (01), às 15h00, no Plenário Senador Humberto Lucena da Câmara Municipal de João Pessoa.

Ascom