Bruno Filho
Procuro todos os dias ficar a par das coisas da Paraíba,adoro escutar histórias do presente e do passado e assim aprender,já que decidi que aqui seria meu lugar,então nada melhor do que conhecer os detalhes de minha nova terra, e nada melhor do que conversar sobre todos os assuntos.
Numa dessas conversas, ouvi que existem duas cidades no interior do Estado, uma na região do Brejo,bem próxima da Capital e outra mais distante,quase na divisa do Estado do Ceará, na região do Sertão.Claro,como diz o título da coluna estou falando de Guarabira e de Cajazeiras.
Os nomes são familiares à minha pessoa,até pelo costume do nordestino em agregar o seu nome ao da sua cidade, o que na minha opinião trata-se de orgulho em deixar claro de que local veio.Pois bem,então Guarabira me lembra uma dupla musical de sucesso da minha juventude que tinha Sá e Guarabira(nem sei se o artista veio de lá…).
O outro apareceu também lá atrás com as irmãs Cajazeiras,personagens de uma famosa mini-série de estrondoso sucesso que virou novela e depois filme.Também não me parece ser da cidade do nosso Sertão, pois se não me engano a trama se passava na Bahia.Enfim, os nomes são iguais.
Conhecendo verdadeiros personagens das duas cidades, descobri que no nosso ramo,a imprensa, Cajazeiras tem a fama de revelar grandes nomes do jornalismo, e eu constatei isso no dia a dia pois convivo com Gutemberg Cardoso,que se de lá não é natural, por lá formou-se na profissão.Mestre da comunicação.
Existem muitos outros que eu não citarei pois seria apenas copiar nomes, e eu não faço isso,afinal são profissionais que ainda eu não conheço pessoalmente,salvo um erro da minha parte.Não faltará oportunidade para que isso aconteça, tenho absoluta certeza.
Soube também, que Guarabira é o berço de grandes radialistas, não me explicaram os motivos e nem precisa explicação.Há alguns meses convivo com um rapaz de uma extrema capacidade profissional, carismático e educado chamado Rafael San, de onde ? Guarabira…locutor e comunicador dos bons.
Diariamente, tenho a honra de apresentar um jornal radiofônico ao lado de outro filho da Rainha do Brejo, meu companheiro Hebert Araujo.Outro rapaz que prima pela educação e cordialidade dignas de quem possui uma inteligência e capacidade acima da média.
E hoje,estou mais feliz ainda pois vi meu companheiro de bancada ser premiado de novo, em apenas 15 dias, com mais um prêmio por uma das belíssimas reportagens que realizou.Hebert levou mais um troféu com extremo merecimento.Não é só isso. Sabem por que destaco esse feito, além da capacidade profissional do Hebert ?
Explico.Há 15 dias ele foi para São Paulo receber uma premiação, e quando voltou fêz questão de sentar ao meu lado e mostrar as fotos que tinha tirado por lá,parece que percebendo no fundo dos meus olhos aquela “pontinha” de saudade da terra natal e dos filhos.
Não sei nem se ele pensou nisso, talvez eu tenha criado esse quadro prá mim mesmo.Mas ele foi de uma gentileza digna dos grandes homens.Fez uma homenagem, mesmo que não saiba que tenha feito.Isso para mim é ouro,não imaginam o valor que eu dou.
Resumo.Estou entre pessoas de bem.Coração grande e abraço largo.Sinto-me protegido e ainda nem comecei a conhecer a terra na verdade.O aperitivo tem sido excelente, o que tem me dado confiança para a sequencia dos passos.Poderiam ser meus filhos,os dois que citei são jovens e tem um brilhante futuro pela frente.
Como me pediram para que eu não dissesse mais a palavra idoso, não vou dizê-la.Vamos considerar que sou mais calejado pela vida, fica diferente.Ao longo desses anos todos consegui preservar uma das coisas que aprendi com essa tal vida.Gratidão.A mãe de todas as virtudes.
Parabéns aos meus colegas pelo sucesso e podem considerar que os elogios escritos e que sempre verbalizo são aos profissionais que fariam grande sucesso em qualquer lugar do Brasil.Parabéns à Paraíba por esses filhos…só engrandecem a nossa combatida classe,sempre perseguida e alvo de desconfianças.
Bruno Filho,jornalista e radialista,novato na Paraíba, mas respeitado pelos colegas.Gente de nível.
[email protected]
Twitter:BrunoFComenta