Rubens Nóbrega

Na história contemporânea da Paraíba dá pra citar dezenas de casos que mostram o quanto nossos governantes estaduais e municipais desprezam a manutenção do patrimônio público consolidado e as obras que recebem prontinhas da Silva.

O negócio é investir em obras novas, que devem render votos e ‘otras cositas mas’. Fazem isso na mui provável crença de que o eleitor não repara no hospital abandonado, no colégio caindo aos pedaços, nas ruas sem sinalização, na estrada antiga, movimentadíssima, mas cheia de buracos perigosos…

Esses ‘gestores’ me reforçam a seguinte impressão: eles têm certeza de que eleitor é mesmo bicho besta. Ou, quando não é um alienado de memória curta, no mínimo coloca o seu voto à venda.

Quem me chamou a atenção para o problema foi o estimado Professor Menezes. Ele usa a coluna para transmitir alerta ao Ricardus I. Lembra que muitos eleitores da Capital viajam bastante e frequentemente ao interior do Estado e nessas viagens rodam por rodovias estaduais extremamente precisadas de recapeamento.

– Parece que o governo só se preocupa com asfalto novo. Tem muita estrada em petição de miséria e não se vê um mísero tapa-buraco. Quem é de João Pessoa e passa por essas PBs deve lembrar-se do governador e de sua candidata toda vez que viaja. Eu, pelo menos, lembrei-me dele e da Doutora Estelizabel duas vezes, recentemente, quando tive que trocar dois pneus que arrebentei entre Ibiara e

Conceição…

O jornalista Arael Costa, por sua vez, dirige apelo ao engenheiro Carlos Pereira de Carvalho, diretor do DER, para que ajude o Brejo, principalmente o turismo da região, mandando recapear ou tapar os buracos dos trechos de Sapé a Guarabira, de Guarabira a Rua Nova (Belém) e de Rua Nova a Bananeiras.

– Antes que os Caminhos do Frio se transformem numa fria, meu caro – adverte Arael, admirador de Carlos Pereira, seguro de que sua reivindicação será atendida.
Leitor reclama, Semob responde
Adriano Marinho, mestrando em Informática pela UFPB, reclama da demora da Prefeitura da Capital em sinalizar o asfalto novo da Bento da Gama, da Barão de Mamanguape, da 1º de Maio e “de um monte de ruas nos Bancários”.

Pedi informações à Secretaria de Comunicação da PMJP. A resposta veio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), na palavra do próprio superintendente Nilton Pereira:

– De fato, estamos defasados na sinalização horizontal (pintura do pavimento). Na área central, que tem elevado volume de tráfego, optamos pela pintura termoplástica, que é a de melhor qualidade. É uma espécie de massa que fica em alto relevo e possui grande durabilidade, mas para aplicá-lo precisamos de pelo menos cinco dias consecutivos com ausência total de chuva e estamos em pleno período chuvoso.

Outro questionamento de Adriano Marinho: “Na Barão, por onde ando mais, recapearam a rua mas não refizeram as linhas d’água. Resultado: a água não escorre direito, causando alagamentos. E pensar que no início dessa gestão, lá em 2005, refazer linhas d’água foi prioridade”. A explicação de Nilton Pereira:

– Tem trechos na Barão de Mamanguape em que a calçada é mais baixa que o asfalto e, quando chove, a água escorre pela calçada. Problema já identificado e encaminhado às secretarias de Planejamento e Infraestrutura, para que as correções sejam feitas, o que significa elevar o meio-fio onde ele foi rebaixado indevidamente.

Pra fechar, Adriano Marinho pergunta “que fim levou” o projeto Caminho Livre, pomposamente anunciado em 6 de Julho de 2011. “As obras pararam, mas não sem antes a Prefeitura meter em tudo que tapa-buraco uma placa Caminho Livre, induzindo o cidadão ao erro de achar que o projeto ainda está andando, mas não está, o que é uma pena”, lamenta o leitor.

Sobre esse ponto, os esclarecimentos do superintendente Nilton Pereira passeiam pelos maiores gargalos do trânsito de João Pessoa. Acompanhem.

• Alargamento da Epitácio Pessoa e Beira Rio. Foram feitas duas licitações que deram desertas por conta das exigências da Prefeitura quanto à qualidade do asfalto. A Prefeitura está iniciando as obras de duplicação da Epitácio, no trecho entre o rio Jaguaribe e a praia. Os postes de iluminação pública já foram alinhados e a previsão da Seinfra é que as obras no local tenham início até setembro.

• Duplicação do Altiplano. As obras iniciarão ainda neste mês de agosto. Os postes de iluminação pública já foram removidos e os serviços estão prestes a iniciar.

• Bancários. O projeto prevê a melhoria das condições de circulação nas vias paralelas à Avenida Sérgio Guerra, criando alternativas à via principal do bairro. A pavimentação nas ruas já foi realizada, faltando concluir a desapropriação de três residências no local para que a Semob realize mudanças no sentido de algumas ruas.

• Castelo Branco. Implantado o binário no bairro (a Avenida Castelo Branco, sentido MiramarUFPB, passou a ser mão única e o retorno da UFPB para Miramar, pela Rua Matos Cardoso).

• Área Central. As alterações do tráfego no Centro de João Pessoa, terceira cidade mais antiga do País, necessitaram da autorização por parte do Iphaep e do Iphan, que apenas foram concedidas no mês de maio deste ano. A partir daí, a Prefeitura deu início ao processo de contratação da construtora e demais trâmites necessários para as intervenções. A primeira parte do projeto deve começar ainda este mês.