O Festival Nacional da Cachaça, da Rapadura e do Açúcar Mascavo – Bregareia será aberto oficialmente nesta quarta-feira, às 14 horas, com a apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas Moenda, da cidade de Areia, local da festa. Logo após, haverá a primeira do ciclo de palestras previsto para o evento. O professor José Luciano Albino Barbosa, da Universidade Estadual da Paraíba, falará sobre “Cana de Açúcar: História e Perspectivas”.
O Ciclo prossegue na quinta-feira com a palestra do professor Anderson Vilela, da Universidade Federal da Paraíba, sobre “Cana-de Açúcar: Qualidade Físico-Química”, às 8 horas da manhã. E, em seguida, teremos o “Café Com Arte”, às 9 horas, e uma mesa redonda sobre o Programa de Melhoramento de Cana-de-Açúcar e manejo Varietal no Nordeste.
No mesmo dia, teremos a apresentação do Programa de Cana Semente, pelo secretário executivo da Agropecuária do Governo do Estado, e a palestra “Conservação do Solo na Cultura da Cana-de-Açúcar, pelo professor Ivandro de França da Silva, da UFPB.
Fechando a programação diária, teremos a palestra “Pragas, Doenças e Fitonematóide na Cultura da Cana- de- Açúcar no Nordeste”, com a Dra. Andréa Chaves. O ciclo de palestras será encerrado na sexta-feira com “Boas Práticas de Fabricação” (João Roberto Trindade Costa, do Senai João Pessoa), “O Engenho Como Atrativo Turístico – Economia Criativa” (Mirian Rocha – Consultora do Sebrae/PB) e uma visita ao Museu do Brejo Paraibano (Museu da Rapadura).
A parte festiva do evento começa na sexta-feira, com a presença de artistas locais e nacionais, a exemplo do “Rei do Brega”, Reginaldo Rossi.