Destinadas para indenizar o agente público – Prefeito, Secretário – ou colaborador eventual pelas despesas extraordinárias com hospedagem, alimentação e locomoção urbana, durante o período de deslocamento, em objeto de serviço de interesse da administração pública, do servidor fora da localidade onde tem exercício e do colaborador eventual, assim devem ser usadas as diárias pagas a servidores públicos.
Um levantamento feito pelo portal Ararunaonline nos seis primeiros meses – Janeiro a Junho 2013 de gestão de alguns prefeitos da região do brejo e curimataú paraibano e preparou uma lista de municípios que mostra, com exclusividade, o valor gasto por esses municípios com diárias. Alguns apresentam uma bagatela que chama atenção.
Segundo os dados do sagres, a prefeita Drª Wilma Maranhão de Araruna é a gestora que menos gastou nesses seis primeiros meses de mandato, R$ 3,720.00.
Os municípios de Araruna, Dona Inês e Caiçara tiveram um gasto abaixo de cinco mil, cada. Foram os que menos apresentaram despesas com as diárias. Na lista aparecem em seguida Lagoa de Dentro, Riachão, Cacimba de Dentro, Serra da Raiz e Pirpirituba com um gasto entre cinco e dez mil.
Pilões gastou pouco mais de dez mil e Jacaraú, pouco mais de quinze mil. Já Borborema e Serraria se aproximaram dos vinte mil; enquanto que Pedro Régis, Belém, Duas Estradas e Tacima gastaram entre vinte e vinte e cinco mil. O município de Sertãozinho teve um gasto de mais de vinte e seis mil.
Chamam atenção os gastos de Logradouro que foram de aproximadamente R$ 39.000,00 (trinta e nove mil), Solânea que passaram dos trinta e nove mil.
Os dados aqui apresentados estão disponíveis no SAGRES do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.