Uma carta redigida ao final do “II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas” pede novo marco regulatório dos meios de comunicação (conjunto de leis e diretrizes que regulam o funcionamento do setor) e faz ataques à mídia. O evento, em Brasília, contou com a presença de cerca de 400 pessoas que apoiaram o governo Lula e a eleição de Dilma Rousseff.
“A blogosfera consolidou-se como um espaço fundamental no cenário político brasileiro. É a blogosfera que tem garantido de fato maior pluralidade e diversidade informativas. Tem sido o contraponto às manipulações dos grupos tradicionais de comunicação, cujos interesses são contrários a liberdade de expressão no país”, diz trecho da carta aprovada hoje.
Os blogueiros pedem ainda a divulgação imediata do projeto redigido pelo então ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social na gestão Lula). “Para que ele possa ser apreciado e debatido pela sociedade. Defendemos, por exemplo, que esse marco regulatório contemple o fim da propriedade cruzada dos meios de comunicação no Brasil.”
A abertura do evento, na última sexta-feira (17), contou com a participação de Lula e do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que adotaram o mesmo tom.
O ex-presidente criticou o papel de “falsos formadores de opinião”, e Bernardo disse que os meios de comunicação precisam saber “ouvir críticas”.
NOVO MARCO
Lula pediu que Paulo Bernardo coloque em discussão o novo marco regulatório, com debate.
O ministro, por sua vez, disse que a resistência à proposta muitas vezes parte de quem diz ser amante da democracia e confirmou que alterou o projeto que recebeu do ex-ministro.
“Tem novidades. Chegamos à conclusão que temos de colocar questões de telecomunicações porque cada vez mais há convergência”, falou anteontem, negando que o governo trabalhe para censurar os meios de comunicação.
Ontem, o ex-ministro José Dirceu participou do evento e falou sobre a necessidade de os blogueiros se unirem contra a grande mídia.
A carta aprovada neste domingo pede ainda a aprovação de um plano nacional de banda larga, a aprovação do marco civil da internet e o fortalecimento do movimento da blogsfera progressista. A redação do texto final do evento deve ser feita amanhã.
Eles aprovaram que o III encontro acontecerá em maio de 2012, na Bahia. O evento deste ano foi patrocinado pela Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Itaipu binacional e governo do Distrito Federal.