Motoristas que costumam dirigir após o consumo de álcool correrão mais riscos de serem pegos a partir do próximo final de semana, quando começará a Operação Verão que vai intensificar a fiscalização em todo o Estado até o Carnaval. Cem bafômetros a mais, totalizando 140 serão distribuídos para toda a Paraíba para equipes formadas por agentes do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A intenção é fechar o cerco contra condutores embriagados para evitar acidentes e mortes. As ações e blitze da Lei Seca serão diárias no período de verão, principalmente nos finais de semana.
Ontem, foi o lançamento da operação, no Parque Solon de Lucena, na Capital, e o principal objetivo é conscientizar os condutores sobre a importância de obedecer a legislação de trânsito. Desde 2012, quando a Operação Lei Seca teve início no Estado, 77.342 testes foram aplicados, 5.459 condutores foram flagrados sob o efeito de álcool e 526 pessoas foram presas.
Embora falte mais de um mês para o final do ano, o número de pessoas presas por dirigirem alcoolizadas diminuiu 54%, considerando os números de 2013 (284) e 2014 (131), mostrando, conforme o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, que os motoristas estão mais conscientes a partir das ações integradas entre Detran e BPTran. O Detran está firmando parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena no intuito de contribuir para a segurança no trânsito e a redução de acidentes.
“É um trabalho de médio e longo prazos e todas as equipes do Detran estão voltadas para esta ação. Foi feito um concurso, o primeiro da história do Detran, para 60 agentes de trânsito. São mais de 20 viaturas só para a Operação Lei Seca. Temos mais de 40 etilômetros e estamos adquirindo mais 100. Parte será repassada ao BPTran. A intenção é investir na melhoria e no aumento da estrutura para que se tenha um avanço cada vez maior na fiscalização”, disse o superintendente.
Operação antecipada
A Operação Verão, que geralmente começa quando se inicia o verão, foi antecipada. “Em novembro, diante da mudança do clima, começa uma maior movimentação nas praias, e o Detran antecipou para poder ter um maior período de divulgação, de fiscalização e de conscientização que faremos a partir deste final de semana, com as equipes do Detran e do BPTran, além da parceria dos órgãos municipais de trânsito e também da PRF”, acrescentou o superintendente do Detran.
Multas mais pesadas
O aumento no valor das multas contribui para intimidar os motoristas. No entanto, o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, destacou que, se não houver fiscalização, não haverá resultados. “A gente vê que outros Estados não vêm acompanhando o ritmo da Paraíba. Dá para notar a diferença onde a lei é aplicada e onde não tem esse rigor no cumprimento da Lei Seca. Então, efetivamente, o aumento do valor aliado à fiscalização é que traz melhores resultados. Queremos a redução de acidentes, principalmente entre os condutores de motocicletas, porque o índice ainda é alarmante, para que usem o capacete, mas também que os pedestres usem a faixa”, disse.
Ações do Litoral ao Sertão
Com o início da Operação Verão, as ações serão diárias, com as equipes se revezando entre João Pessoa, Sertão e demais municípios. “Estamos dando foco na região litorânea, mas faremos também ações em Campina Grande, Sertão, Brejo, ou seja, todas as regiões do Estado serão contempladas com o teatro de rua, o teatro encenado nas escolas municipais e estaduais, e com intervenções nas ruas. Temos que aproveitar enquanto o cidadão está no trânsito para orientar sobre a utilização da faixa de pedestre, para fazermos uma ação que possa ter um ganho considerável na conscientização da população”, afirmou Rodrigo Carvalho.
Teatro nas ruas
As intervenções teatrais serão realizadas nas ruas e nas principais cidades da Paraíba, com encenações nas escolas municipais e estaduais que foram selecionadas e abraçaram a causa da paz no trânsito. Aproveitando o período de férias, final de ano, com mais crianças nas ruas, foi contratado um grupo de teatro que repaginou uma peça criada na Semana Nacional de Trânsito, em 2011, que se chama o Cordel do Carro Encantado, um espetáculo de rua, e criou um outro que ainda vai estrear durante a campanha. Hoje, o grupo estará nas ruas de Cabedelo, às 9h30, mas vai se apresentar em praças, escolas, Centro Turístico de Tambaú, entre outros locais, onde o espetáculo será montado.
Locais e horários mais críticos na PB
Diante da grande quantidade de veículos, os municípios com as maiores frotas, João Pessoa, com 403.600 veículos, e Campina Grande, com 200.232, são as cidades que mais preocupam. Na Capital, pontos como a orla marítima e os bairros Valentina e Mangabeira, onde costumam ocorrer mais acidentes, terão maior atenção. Em todo o Estado, a frota é de 1.033.000 veículos, segundo o levantamento mais recente do Detran.
“Valentina e Mangabeira são dois exemplos de bairros onde são registrados muitos acidentes com motos. Neles haverá ações específicas. A orla marítima inspira atenção por conta dos bares na calçadinha, movimento intenso nos finais de semana de turistas e população em geral. Temos um plano de ação definido, que poderá ser aprimorado e revisado, se adequando às necessidades”, observou Rodrigo Carvalho. Ele apontou que as principais causas de acidentes na Paraíba são a imprudência do condutor, excesso de velocidade, misturar bebida alcoólica com direção
Na última década, conforme o superintendente, houve um aumento de mais de 600% na quantidade de motocicletas no Estado e isso faz com que haja um maior índice de acidentes. Em consequência, o trabalho tem um foco maior para o motociclista, porém todos os condutores devem observar a faixa de pedestre e, principalmente, cumprirem a Operação Lei Seca.
Em relação aos horários, os mais críticos são, normalmente, na madrugada, nos dias em que há um maior consumo de bebidas alcoólicas, sexta, sábado e domingo. Há equipes nas ruas nestes dias e horários, durante a madrugada. Conforme o superintendente, há equipes atuando no período da manhã, tarde e início da noite, ou seja. “A meta é preencher todos os horários e, com essa integração, conseguir avançar ainda mais”.
Correio da Paraíba