Benjamin e Cartaxo se reúnem com ministro do Turismo para tratar liberação de recursos

O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB-PB) e o prefeito eleito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), se reuniram na noite desta quarta-feira (05/12) com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para tratar da liberação de recursos para projetos de desenvolvimento do turismo na Capital da Paraíba.

Entre os projetos, está o de sinalização de orientação turística, que deverá ser iniciado em 2013, com recursos já garantidos pelo ministro do Turismo. Outra proposta, pleiteada por Cartaxo, será a inclusão de João Pessoa nas ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

O prefeito eleito saiu da audiência otimista: “O ministro conhece João Pessoa e se mostrou muito simpático para ajudar a cidade. Mesmo não tendo assumido a Prefeitura estamos estabelecendo parcerias para atrair investimentos para a nossa Capital”, afirmou Cartaxo.

De acordo com o deputado Benjamin Maranhão, a Capital possui grande potencial turístico e para que os visitantes possam desfrutar desse potencial, garantindo a movimentação do setor, emprego e renda para a população, é preciso investir na infraestrutura e na sinalização adequada para a difundir os atrativos e garantir o desenvolvimento da atividade turística.

Prodetur

O programa busca organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.

Os investimentos do Programa são operacionalizado pelo Ministério do Turismo (MTur), que orienta tecnicamente as propostas estaduais e municipais; em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento que atuam como financiadores internacionais. O Programa inclui ações nos âmbitos regional, estadual e municipal.