Benjamin cobra do Governo Federal medidas para combater a seca

benjamimmaranhao

O deputado federal Benjamin Maranhão (SDD-PB) discursou na Câmara dos Deputados para cobrar do Governo Federal medidas para combater a seca que castiga a Paraíba e demais estados do Nordeste. Segundo o parlamentar, há descaso por parte do governo, que não investe em obras estruturantes e na finalização da transposição do Rio São Francisco, submetendo milhões de nordestinos a ter nos carros-pipa a única e escassa opção de abastecimento de água.

Leia a íntegra do discurso:

 “Quero tratar de um tema recorrente para o Nordeste, especialmente para a Paraíba. Nós continuamos enfrentando a maior estiagem deste século, do século passado. Não se tem notícia de coisa igual. Nós precisamos enfrentar esse problema e debatê-lo nesta Casa.

Apesar de ser muito grande a bancada nordestina, eu noto pouca mobilização em relação aos nossos reservatórios de água.

A capacidade dos reservatórios da Paraíba está reduzida a 28, um caos completo no abastecimento de diversas cidades e regiões que, no passado, eram ricas em água, como o Brejo da Paraíba, que se encontra em colapso absoluto há muito tempo.

Nós estamos já atravessando o período que normalmente seria de chuvas. Meu companheiro Raimundo Gomes de Matos, que é do Ceará, sabe disso. Esse período já está passando na região do Sertão, e no chamado Agreste da Paraíba isso já está chegando ao limite do tempo que as chuvas normais chegariam. Não se vê nenhuma medida concreta para resolver isso como obras como a transposição da água do São Francisco e as interligações de barragens, que são essenciais.

É uma reflexão que nós temos que fazer. O povo nordestino não pode estar submetido a um estado eterno de carro-pipa, que, muitas vezes, rodam mais de 100 quilômetros. E existem já, constatadas, máfias formadas, inclusive —e aqui eu denuncio — com a presença até de interferência de oficias das Forças Armadas, de onde nunca se pensou isso, Raimundo, até na contratação em propinas desses carros-pipas.

Precisamos acabar com essa vergonha nacional. Não é possível, em pleno século XXI, uma população de milhões de brasileiros se submeterem à tamanha indignidade e desrespeito. Aí, sim, há direito fundamental do ser humano, quando nós perdemos tempo falando aqui como se fosse essencial uma criação de CPI de bons tratos para animais.

Muito obrigado, Sr. Presidente”.