Sob a condução do deputado federal paraibano Ruy Carneiro (PSDB), a Câmara Federal lançou ontem a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer. Com o objetivo de lutar por medidas que facilitem o repasse de verbas e garantia de investimentos para hospitais que tratam de pacientes com câncer, além de campanhas sobre prevenção, a Frente já mostrou que tem prestígio para receber apoio de especialistas no assunto e até de artistas.
A solenidade de ontem, por exemplo, contou com as presenças da atriz da Rede Globo de Televisão, Eliane Giardini; Dr. Luiz Antônio Santini, Diretor-Geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), representando o Ministério da Saúde; Dra. Andréia Karolina, membro do Conselho Nacional de Saúde(CNS); Flávio Luisi, Diretor Clínico do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC); Dr. Roberto Sá Menezes, Presidente da Confederação Nacional de Instituições de Apoio a Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAAC); Luciana Holtz, Presidente do Instituto Oncoguia; e o Dr. Anderson Silvestrini, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica;
Segundo o presidente da Frente, Ruy Carneiro, a incidência de câncer no Brasil vem crescendo. Atualmente o câncer representa a segunda maior causa de morte no Brasil. Estima-se que em 2020 o número de novos casos anuais, no mundo, supere os 15 milhões e pelo menos 1/3 dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente poderiam ser prevenidos.