Atendendo a pedidos de alunos, Toinho do Sopão vai a escola estadual e verifica descaso

foto
Alunos do Colégio Estadual Osvaldo Pessoa, aproveitaram o manifesto que estava ocorrendo na Assembleia Legislativa do estado e solicitaram uma solução para o descaso com a escola localizada no bairro Ernani Sátiro, única da Paraíba com curso técnico em analises clinicas.

Imediatamente, os deputados formaram uma comissão e solicitaram que o deputado Toinho do Sopão os representasse e realizasse junto com sua equipe uma vistoria no local.

O parlamentar esteve na tarde desta quinta-feira (25), verificando ‘In Loco’ as denúncias do alunado e constatou o total abandono da unidade escolar. Falta de professores, falta de funcionários para executar a limpeza, falta de refeição para quem estuda em tempo integral, caixa d’água sem manutenção há anos, banheiros quebrados, quadra interditada, muito mato em toda extensão da escola, transformadores sem funcionar prejudicando a instalação de novos equipamentos, falta até papel higiênico, além da redução no repasse da cota de alimentação onde aumentou o número de alunos e o estado reduziu o valor repassado para compra de alimentos.

“Fiquei realmente assustado, em ver uma escola com uma excelente estrutura, mas sem a mínima condição de oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Vou fazer um pronunciamento no plenário da assembleia legislativa e cobrar da secretaria de Educação do estado, uma solução para os problemas da escola Osvaldo Pessoa. Também irei levar as informações e imagens deste descaso ao Ministério Público para que esses alunos tenham seus direitos atendidos,” declarou Toinho.
Os professores também aproveitaram a presença do deputado para reclamar da falta de estrutura de trabalho. “Temos aqui guardados central de ar-condicionado, impressoras, central de água gelada para os alunos, tvs, data show, computadores novos que não podem serem instalados devido a oscilação na energia. Há dois anos esperamos a instalação do transformador que já se encontra na escola, porém não funciona e com isso nosso trabalho fica prejudicado”, disse um professor.

O inspetor, Barbosa informou que para evitar o mau cheiro na escola, ele próprio realiza a manutenção nos esgotos da instituição, pois quando chove, a galeria transborda e os alunos não podem circular nos corredores devido a inundação no local.

Ao final da vistoria, o parlamentar se reuniu com uma comissão de alunos, professores e com o vice-diretor do colégio Cid David de Freitas, que informou o envio de diversos ofícios à Secretaria de Educação, mas, até o momento nenhum foi atendido.

Cid também informou que a nova direção do Osvaldo Pessoa, tomou posse há apenas 60 dias e o diretor Guilherme Marconi solicitou a Secretária de Educação o pessoal de apoio, a regularização dos transformadores para acabar com a constante falta de energia na escola e funcionários para realizar a limpeza no local, eles aguardam uma resposta do estado.

Sobre a redução no repasse para compra da merenda escolar, o vice-diretor confirmou que o valor foi reduzido de 60 mil reais para 50 mil, mas o número de alunos subiu de 800 em 2012 para 1.200 alunos em 2013. A redução ocorreu Devido aos números do censo escolar que foi realizado em 2011 e a secretária de educação usou o número anterior para definir o valor do repasse. “Existe uma negociação para compensar essa defasagem que aumentou a quantidade de alunos e diminuiu a quantidade de dinheiro repassado para a merenda. Com relação aos funcionários, tivemos no inicio do ano uma série de demissões onde a secretária resolver tirar os prestadores de serviço e colocar pessoas concursadas, então isso provocou uma defasagem grande na escola, pois todos que saíram tinham experiência na função e as pessoas que chegaram não sabiam o que fazer, são concursado de nível médio e ficaram todos relocados em cargos burocráticos e o setor de limpeza ficou defasado “, destacou Cid.

O deputado assinou um termo de compromisso, agendando uma nova vista a escola no dia 25 de setembro, onde irá verificar se houve solução para reivindicação do alunos apresentadas na ALPB