Um homem mascarado armado com uma espada matou um professor e feriu quatro alunos em uma escola em Trollhattan, no oeste da Suécia, informou a polícia nesta quinta-feira.
As vítimas foram um adulto e quatro estudantes, mas não se sabe ainda qual delas morreu. Pelo menos mais uma das vítimas está internada em condições graves, disse o policial Stefan Gustafsson. O indivíduo, de 20 anos, usou várias armas brancas no ataque, informou em entrevista coletiva o policial, que não deu mais dados sobre o agressor. “A confusão foi grande na escola. Os adultos e os alunos abandonam o local de forma precipitada”, afirma a polícia em um comunicado.
Esta escola tem cerca de 400 estudantes com idades entre os seis e os quinze anos de idade. Trollhätten é uma cidade industrial na parte ocidental na Suécia, localizando-se a cerca de 75 km de Gotemburgo, a segunda maior cidade do país.
Niklas Claesson, chefe de comunicações do hospital que está tratando os feridos disse que as vítimas eram estudantes “jovens, mas não crianças”. O porta-voz da polícia também confirmou que oficiais atiraram e derrubaram o agressor, que também foi levado em estado grave ao hospital. Segundo as primeiras informações, o ataque aconteceu em uma lanchonete anexa à escola de Kronan, com 400 alunos e situada no bairro de Kronogarden, a cerca de dois quilômetros do centro de Trollhattan.
“Este é um dos fatos mais graves da história da Suécia”, disse Thomas Fuxborg, um policial que participou da ação que deteve o agressor.O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, anunciou que suspenderá o comparecimento no Parlamento marcado hoje e que viajará à tarde para Trollhattan, uma cidade industrial de 45.000 habitantes ao norte de Gotemburgo, conhecida por ser a sede da fábrica da Saab Automobile.
Fonte: Veja