Assembleia voltará em janeiro com novidades

O resultado final das eleições nos 223 municípios da Paraíba promoveu uma reformulação das cadeiras parlamentares na Assembleia Legislativa da Paraíba e na Câmara Federal. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), eleito prefeito de João Pessoa, abre a vaga para o pastor Jutay Menezes (PRB). Já Romero Rodrigues (PSDB) desfalca a bancada paraibana em Brasília, a partir de 1º de janeiro de 2013, para assumir a prefeitura de Campina Grande. Em seu lugar assume o primeiro suplente Major Fábio (DEM).

O pastor Jutay Menezes já provou, durante a campanha do PT em João Pessoa, o gosto de ocupar uma vaga no Legislativo estadual no primeiro turno das eleições, na vaga do deputado Anísio Maia (PT), que se afastou do cargo para se dedicar exclusivamente à coordenação das campanhas petistas em vários municípios do Estado, inclusive a capital. Ele está fora da ALPB desde o dia 15 de outubro.

Com a vitória de Luciano Cartaxo, o suplente peerrebista espera assumir a titularidade da vaga antes da posse do prefeito eleito, no dia 1º de janeiro do próximo ano. “Esperamos que esta semana, ainda, Cartaxo se afaste para se dedicar à transição de governo e descansar da campanha, que foi bastante corrida”, declarou. Até ontem, o prefeito eleito não havia se decidido quanto ao seu afastamento imediato ou se o fará apenas após o recesso parlamentar.

Além de Cartaxo, também devem se afastar da ALPB, mas só a partir do próximo ano, o deputado André Gadelha e a deputada Francisca Motta, ambos do PMDB. Gadelha foi eleito prefeito de Sousa em confronto com o primo e também deputado Lindolfo Pires (DEM). Em seu lugar assume como titular o atual suplente e ex-deputado estadual Carlos Batinga (PSC). “Pretendo permanecer até o final do recesso para garantir a aprovação de emendas à Lei Orçamentária Anual em favor da minha cidade”, justificou Gadelha recentemente em sessão da Assembleia Legislativa.

Já Chica Motta vai assumir a chefia da Prefeitura de Patos, abrindo vaga para o correligionário e também ex-deputado Ivaldo Morais (PMDB). A prefeita eleita também pretende deixar a Casa apenas ao final do recesso.