Assassinos, sim senhor

Paulo Santos

Muitos que acompanharam o noticiário sobre o escândalo do leite da FAC desmascarado pela Polícia Federal ficaram estarrecidos com milhões de reais que se misturaram às contas de laticínios e outros criminosos que precisam ser identificados o mais rápido possível.

Todos os que estão relacionados com esse esquema não poderão ser, aqui ou alhures, tratados como meros criminosos. São, na realidade, uns assassinos e como tal devem ser processados e condenados pelo Poder Judiciário.

Assassinos porque o conteúdo do leite comercializado na Paraíba, de acordo com perícia preliminar feita pela Polícia Federal, era misturado a produtos químicos – possivelmente soda cáustica – que, a médio e longo prazos provocam câncer ou outras doenças igualmente graves em quem consumia o produto.

A PF entrou por uma porta – investigar corrupção – e foi bater em outra – a bomba de efeito retardado que era consumida diariamente por milhares de seres humanos, adultos e crianças. Diz-se que isso é atirar no que vê e acertar no que não vê.

Essas visitas de rotina da Polícia Federal, a algumas instituições públicas da Paraíba, estão provocando desdobramentos incalculáveis. Há, entretanto, um esquema que, agindo de acordo com a lei, consegue abafar todos os demais passos do inquérito em face de intrincado novelo de conflitos de interesses que, infelizmente, atingem a própria PF.

MULHERES

A presidenta a la Dilma da API, Marcela Sitônio, está em Brasília, de onde só retorna no próximo domingo. É uma das participantes do segundo encontro nacional pela emancipação das mulheres do PC do B (Partido Comunista do Brasil). Essa tal de emancipação não tem limites.

CAMPINA

Tudo indica que o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, ainda terá que convencer o PMN a engolir a escolha de um vice do PR para Tatiana Medeiros. O partido presido pela jornalista Lícia Moura tem pelo menos 40 nomes para vereador – incluindo o dela – e o PR, em Campina Grande, só teria cinco. É uma luta de gigantes.

RECEITA

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa pelo PMDB, José Maranhão, poderia requisitar os préstimos do seu amigo e presidente estadual do PSC, ex-senador Marcondes Gadelha, para cuidar das contas. O ex-parlamentar sousense mostrou-se um exímio matemático, nesta sexta-feira (18), as fazer projeções sobre a votação do também-pré-candidato a prefeito da Capital pelo PSC, médico Ítalo Kumamoto.

FARRA

A operação sobre o esquema criminoso do leite da FAC adicionou dor de cabeça ao pré-candidato a prefeito de Cajazeiras pelo DEM, Carlos Antônio. A opesição está fazendo a maior farra com o fato da POLÍCIA federal ter ido à casa de Carlos e recolher documentos da época em que a mulher do ex-prefeito comandava a Fundação de Ação Comunitária.

ESTELIZABEL

Da pré-candidata do PSB a prefeita de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, via twitter: “Manter a mente quieta, o coração tranquilo e o bom senso é exercício constante e faz grande diferença para a vida política”. Não disse – talvez por falta de espaço para os caracteres – que estava encontrando essa paz, nesta sexta-feira (18), na praia de Porto de Galinhas (PE).

PERGUNTAR NÃO OFENDE

O que diz o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) sobre o alerta – sem providências – que lhe teria feito o seu (à época) líder na Assembleia, Gilvan Freire, de um suposto esquema de fraudes na comercialização de leite pela FAC, conforme declarações do próprio ex-deputado, numa emissora de rádio? Cartas para… Deixa pra lá.