Polêmicas

As voltas que a justiça eleitoral dá

Aline Lins

As voltas que a Justiça Eleitoral dá nos seus julgamentos confunde o eleitorado, ora liberando, ora barrando candidatos; ora cassando mandatos, ora revertendo cassações. Dois municípios na Paraíba, Barra de Santana e Esperança, começam 2013 sendo administrados pelos respectivos presidentes das Câmaras Municipais. Seriam três, com Pombal, se a prefeita eleita Polyana Dutra (PT) não tivesse conseguido no TRE-PB e no TSE a liberação para tomar posse, já que sua inelegibilidade não foi comunicada oficialmente ao TRE. Mera formalidade. Em dezembro, os ministros do TSE entenderam que por ela ser viúva do ex-prefeito Jairo Feitosa, configuraria terceiro mandato, e declararam Polyana inelegível, o que levaria a cidade a novas eleições – ela obteve mais de 50% dos votos válidos na disputa contra Mayene Van (PMDB).

PT na oposição
O presidente estadual do PT na Paraíba, Rodrigo Soares, reafirmou, ontem, que o partido na esfera estadual vai manter a postura de oposição ao governo do Estado. Soares descartou a possibilidade de adesão ao governo comandado pelo PSB, até porque, lembrou ele, o PT terá candidatura própria em 2014. Pelo menos vai trabalhar para isso.

Quinto mandato
Durval Ferreira, que presidirá a Câmara de JP pela quarta vez consecutiva, não descarta concorrer em 2015. Ele disse que a tese de acabar com a reeleição não vingou. “Isso depende muito. Daqui pra lá temos bons nomes para dar continuidade ao nosso trabalho”.

Prestadores
O então procurador-geral de João Pessoa, Vandalberto Carvalho, explicou que, apesar da liberação da Justiça, os contratos com os prestadores de serviço que se venceram em dezembro devem ser só em parte renovados, de acordo com a necessidade da administração municipal. São cerca de 11 mil.

Prestadores II
O prefeito Luciano Cartaxo deverá editar decreto convocando os servidores efetivos que estão cedidos a outros órgãos, para saber qual a necessidade da prefeitura de contratações temporárias.

Emergencial
Por recomendação do governador, o superintendente do DER, Carlos Pereira, assina às 11h de hoje convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Campina Grande para a realização de ações imediatas e urgentes de recolhimento de lixo e operação tapa-buracos nas principais vias.

Emergencial II
O convênio entre a PMCG e o DER atende a solicitação do prefeito Romero Rodrigues, e será assinado na presença de Ricardo Coutinho, do vice Rômulo Gouveia e do senador Cássio Cunha Lima, no gabinete do prefeito, em CG.