As últimas de Lauro Jardim..............

1 – Cota individual

Transpetro na cota

Transpetro na cota

Na conversa que tiveram anteontem, Dilma Rousseff lembrou a Michel Temer que a Transpetro tem porte equivalente a de alguns dos ministérios de seu governo e há onze anos é comandada por Sérgio Machado, apadrinhado de Renan Calheiros.

Se Temer levar o assunto para a reunião de hoje, no Palácio Jaburu, há chance de o pau quebrar (Leia mais em: Pausa urgente): a bancada do Senado não engole o argumento e jamais considerou Machado como um dos seus.

Pelo contrário, a maioria dos senadores peemedebistas não perde uma oportunidade de reiterar que a presidência da Transpetro é da cota individual de Renan.

2 – Boa de vendas

fernanda torres

Estreante de sucesso nas páginas e nas vendas

Fim, o excelente romance de estreia de Fernanda Torres, bateu os 50 000 exemplares vendidos. Um respeitável número. Equivale a quase vinte vezes a tiragem média de um livro de ficção no Brasil.

3 – Todo cuidado é pouco

Termelétricas em ação

Termelétricas no limite

O ano começou – ou seja, no dia 1º – com uma média de 9 000 megawatts-hora de energia dastermelétricas acionados. O tempo passou, as chuvas não vieram e, ontem, foram efetivamente acionados 13 550 megawatts.

No sistema, só há mais uma folga escassa de 2 989 megawatts para serem acionados. Estamos, portanto, no limite.


4 – O ano de seis meses

nizan guanaes

Calendário cheio em 2014

Definição de Nizan Guanaes para 2014:

– É um ano de seis meses.

Em junho vem a Copa, em outubro as eleições e… acabou.

5 – Aracy vira documentário

Aracy: homenagem

Aracy: homenagem

A cantora e ex-jurada do programa Show de Calouros de Silvio Santos, Aracy de Almeida, será tema de um documentário. A Ancine acaba de aprovar o orçamento de 742 000 reais para o documentário Sem Mumunhas da Rio de Cinema Produções Culturais.

6 – Suficiente para um rolezinho

compras

Marido generoso

Acredite: um empresário paulista do setor de confecções negociou intensamente com sua mulher nos últimos dias o reajuste de sua mesada. No final das contas, achou justo pagar 400 000 reais a ela. É, dá para fazer um rolezinho mensal nas principais grifes mundiais.

7 – Na retaguarda

Skaf: luta pela MP original

Skaf: braço direito na Fiesp

Paulo Skaf tem na Fiesp uma espécie de coordenador de sua campanha ao governo de São Paulo. Trata-se de Liszt Abdala, ex-diretor da Fiesp em São José do Rio Preto.

Abdala tem experiência eleitoral. Em 2012, foi eleito vereador em São José do Rio Preto. Não tomou posse, porém.

Concorreu sub judice, pois o TRE havia vetado o registro de sua candidatura: Abdala estava inelegível por penalidades previstas na Lei da Ficha Limpa. Foi eleito, mas o TSE confirmou sua inelegibilidade.