As rédeas da despesa com pessoal

foto

Aline Lins

O governo do Estado tem até o final de agosto para mostrar que conseguiu adequar os gastos com pessoal aos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em dezembro de 2012, o relatório da Controladoria Geral do Estado apontava um comprometimento superior a 61% da receita com pagamento de folha, considerando todos os poderes e órgãos autônomos do Estado. O limite legal é de até 60%. O próximo relatório quadrimestral a ser divulgado pela CGE deverá demonstrar a situação atual dos gastos com pessoal, se após as medidas adotadas pelo governo foi possível ou não reverter o quadro negativo. Pelos dados que se tem até abril, o Executivo se encontra abaixo do limite legal previsto na LRF, com cerca de 48% da receita comprometida com folha. O problema é segurar as rédeas dos outros…

Protesto em JP

Nos protestos na capital, naturalmente, muitos manifestantes fizeram reivindicações diretamente ao prefeito Luciano Cartaxo. Entre elas estava a insatisfação pela redução de somente R$ 0,10 na tarifa dos ônibus e até pelas intervenções urbanas: “Moro na Epitácio e na Beira Rio, o prefeito quer me arrancar para o carro passar”.

Encontro político

O presidente do PTB da Paraíba, Wilson Santiago, ofereceu, em sua casa, em Brasília, na última quarta-feira, um jantar para cerca de 60 prefeitos, lideranças políticas, ex-gestores e secretários municipais. Até o ministro Aguinaldo Ribeiro participou.

Seletiva

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promulgou a lei de autoria do deputado Raniery Paulino, que obriga toda a edificação residencial com mais de três andares a disponibilizar recipientes para coleta seletiva de lixo. A lei 10.041/13 entrará em vigor em 90 dias.

Intrigas de CG

Ronaldinho, recebido ontem pelo governador, na Granja, disse que o senador Vitalzinho “andou trabalhando” para a queda da liminar com a qual Veneziano garantia o não pagamento da dívida do município.

Fim do voto secreto

Em meio aos protestos ‘por tudo’ realizados ontem, um popular que assinou Tertuliano exibia cartaz pedindo transparência na votação da Assembleia Legislativa da Paraíba. A Assembleia de Minas Gerais já aprovou PEC que acaba com o voto secreto, inclusive para eleição da Mesa.

Intrigas de CG II

A suspensão da liminar a que Ronaldinho se referiu causou um estrago nas finanças de Campina Grande, levando a sucessivos bloqueios de FPM na atual gestão. Os sequestros dos recursos totalizaram R$ 2,8 milhões.