Merecido?

Artista cria pano de chão com rosto de Trump: 'Não pensei que poderia vir alguém pior que o Bush'

Artista cria panos de chão com rosto de Trump

Você pode se assustar ao ser informado que um simples pano de chão pode custar R$ 19,90. Mas talvez seu estranhamento diminua ao descobrir que a peça conta com a imagem do presidente americano Donald Trump e é assinada por um artista plástico que já fez barulho pelas ruas do Rio.

Em 2003, tendo Ed Galaxi como parceiro, Guga Ferraz criou a primeira versão do pano de chão “politizado”, à época com o rosto do então governante da Casa Branca, George W. Bush, estampando as peças.

bush

O projeto, engendrado junto à galeria A LOJA, foi um sucesso absoluto de vendas e repercussão. Agora, 14 anos depois, ele volta. E de forma repaginada, claro.

— Realmente eu não pensei que poderia vir alguém pior que o Bush. Mas a política atualmente vem nos mostrando que sim, podemos ficar bem pior. Tanto na política interna quanto internacional. O pano de chão com a cara do Trump é a forma mais imediata de se pisar na cara de alguém que está no cargo político mais importante do planeta — argumenta Guga, que vem recebendo encomendas via mensagem no Facebook.

Trazendo a arte para os lados de cá do mapa, Guga tem um motivo bem peculiar (e pertinente) para não embarcar em versões dos panos com estampas de políticos brasileiros.

— Eu não faço com os daqui do Brasil, senão eu ia ter que largar o que faço em arte, abrir uma fábrica de pano de chão e virar empresário. E sabemos como é difícil manter uma empresa aqui no Brasil, né…Muito imposto! — ironiza o artista, que ainda tem 20 exemplares de sua série com o rosto de Bush.

Mas quem quiser muito uma versão tupiniquim do pano, não precisa se desesperar: Guga tem um amigo para indicar.

— Um grande amigo, Roosivelt Pinheiro, se apropriou da ideia do pano com o Bush e fez um pano com a cara do Temer, que já está rolando por aí há um tempo. Ele vende em Santa Teresa e vai vender também no site de A LOJA, quando estiver no ar — projeta Guga.

pano-de-chao-temer

 

 

 

 

Fonte: EXTRA