EVENTO

Arte e educação ambiental marcam o encerramento da "Mostra Funetec 25 Anos"

A “Mostra Funetec 25 Anos” foi encerrada nesta quinta-feira (1º) com o show do grupo de percussão “Bate com Lata” da Emlur; a “Feira da Economia Solidária”; e a entrega da premiação e troféu ao criador da logomarca que lembra os 25 anos da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba. A mostra realizada pela Funetec, em parceria com o IFPB, também apresentou projetos de pesquisas científicas, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.

Após o evento, Anselmo Castilho avaliou as atividades desenvolvidas em praça pública nesta semana:

“Nós atingimos o objetivo de apresentar a Funetec à sociedade. Como tenho dito, a Funetec está saindo do casulo agora. Vamos colocar a fundação a partir de agora em praça pública, mostrando isso e, particularmente, apresentando os projetos que o IFPB e que outras instituições apoiadas têm desenvolvido”, disse o superintendente da Funetec-PB, Anselmo Castilho.

Para os visitantes da “Mostra Funetec 25 Anos”, foi reservado um momento de educação ambiental através da música. O grupo “Bate Lata”, da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), agitou com os seus instrumentos musicais reciclados  cantou a importância de todas as pessoas contribuírem com a preservação do meio ambiente através da coleta seletiva.

“O movimento ‘Bate com Lata’ mostra a importância de reutilizar materiais recicláveis e tirar do lixo determinadas coisas e fazer com que tudo isso ganhe vida útil. O grupo musical que tira som de muitas coisas recicladas representa muito bem como podemos viver reutilizando as coisas”, afirmou Anselmo Castilho.

“Mostra Funetec 25 Anos” também foi palco de mais uma edição da “Feira da Economia Solidária”, no Ponto de Cem Réis (JP) com exposição e venda de artigos de decoração, acessórios, gastronomia e plantas ornamentais.

“Essa é a nossa ‘cultura maker’ mostrando que todas as pessoas, dotadas de ferramentas certas e do conhecimento podem criar e dar contribuição em favor da sociedade”, concluiu Castilho.

Ainda durante a mostra, o designer Gui Monteiro, recebeu o primeiro troféu com a marca, de sua autoria, que venceu o concurso da logomarca “Funetec 25”. Ele também recebeu o prêmio no valor de R$ 2,5 mil.

Ao receber a premiação da Funetec, Gui Monteiro, destacou a importância da Paraíba celebrar os 25 anos da fundação de apoio ao ensino, pesquisa e extensão.

“Lembro uma frase dita por minha mãe: vinte e cinco anos marca um quarto de século! Então, é uma data muito importante. Eu consegui fazer essa leitura visual e, por isso, me sinto honrado em fazer parte dessa comemoração e isso também marca minha história de vida. Parabenizo essa instituição pelos seus 25 anos de história sempre contribuindo com a educação e com a fomento à cultura e ao empreendedorismo”, disse o designer Gui Monteiro.

As comemorações alusivas aos 25 anos de instituição da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) continuam com a realização do Workshop “Gestão de Projetos: métodos de mapeamento, captação e execução de projetos”. O evento reúne gestores de projetos e pesquisadores do IFPB e da UFPB, nesta sexta-feira (2), a partir das 9h, no Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa.

25 Anos da Fundação

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) foi criada em 1997 por 48 instituidores, servidores da então Escola Técnica, com o objetivo de atender a demanda de cursos de qualificação, em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho.

A Funetec é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. A fundação de apoio é regida pela Lei federal Nº 8.958/1994, certificada e credenciada pelo Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1999.

A missão da fundação é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal especializado, permitindo, no âmbito acadêmico, o atendimento dos objetivos a que se propõe, colaborando com entidades que realizem trabalhos na sua linha de atuação.

Com seu registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, a Funetec credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba