A Arquidiocese da Paraíba continua a ser investigada pelo Ministério Público do Trabalho, devido as denuncias de casos de pedofilia envolvendo a mesma. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu o aval para que as investigações no estado seguissem.
No ano passado o vice-procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada havia suspendido as investigações por parte do MPT, por entender que a investigação deveria ser feita pelo Ministério Publico Estadual.
A decisão de Janot se baseou no entendimento que não há conflito de atribuições entre o MPT e o MPE visto que o Ministério Público Estadual investiga a natureza criminal da pedofilia, enquanto o Ministério Público do Trabalho investiga a exploração dos jovens como uma forma de comércio e trabalho infanto-juvenil.
O conselho nacional do MPU também arquivou uma denuncia feita contra a investigação realizada pelo MPT, o Tribunal Superior do Trabalho já havia decidido de forma favorável ao Ministério Público do Trabalho anteriormente.
Fonte: Blog do Laerte Cerqueira – Jornal da Paraíba
Créditos: Estagiário Anderson Costa