Por Rui Galdino Filho

Analisem este quadro: Ricardo Coutinho ( Governador ), Rômulo Gouveia ( Vice ) e Wilson Santiago ( Senador )  X  Veneziano Vital ( Governador ), Nadja Palitot ( Vice ) e Welington Roberto ou José Maranhão ( Senador )  X  Cássio Cunha Lima ou seu irmão Ronaldinho ( Governador ), Luciano Agra ( Vice ) e Cícero Lucena ( Senador ). Os demais candidatos a outros cargos eletivos vão gravitar em torno desses nomes e coligações. Ainda teremos mais duas ou três candidaturas ao governo do estado e coligações de partidos menores. Não sou vidente, porém, de acordo com o andar da carruagem que estou observando, o quadro final será este que desenhei acima. Podem anotar e fazer suas projeções, previsões e o que bem entender, pois, esse será realmente o quadro no final do mês de junho próximo !

Apesar de ser um bom candidato a senador, acho que Rômulo vai ceder a vaga de senador para Wilson Santiago e facilitar os entendimentos em torno da candidatura do governador Ricardo Coutinho à sua reeleição. Rômulo tem sido muito correto com o governador e vice versa, porém, não acredito que será obstáculo para viabilizar a reeleição do governador e a sua também. Ricardo reeleito, Rômulo será seu sucessor em 2018, é por isso que tem muita gente desesperada tentando inviabilizar a candidatura do governador ainda este ano. Por que tanto medo de disputar contra Ricardo se as pesquisas apontam o contrário ? Vocês não acham que algo está errado e sendo manipulado ?

 

O PT vai compor com o PMDB e garantir o palanque para Dilma ou Lula na Paraíba, por isso, vai indicar a advogada Nadja Palitot para compor a chapa na condição de vice de Veneziano. Seria um nome de João Pessoa e o apoio do prefeito Cartaxo para Veneziano. Falei Dilma ou Lula, pois, se Dilma continuar caindo nas pesquisas de opinião, Lula será o candidato do PT à presidência ( seria o volta Lula ! ). Welington Roberto será o candidato a senador na chapa de Veneziano, porém, de acordo com as pesquisas de opinião, Maranhão também poderá ser o candidato.

 

Na chapa do PSDB, todos querem Cássio como tábua de salvação. E vão lançar um vice de João Pessoa, que será Luciano Agra indicado pelo PEN com o apoio do presidente da Assembleia Ricardo Marcelo, bem como pelo PPS de Nonato Bandeira ( vice-prefeito de João Pessoa ). Apesar de Cássio ser inelegível, o PSDB vai fazer muito barulho com o nome de Cássio até a última hora visando assegurar o palanque de Aécio na Paraíba, bem como, tentar salvar Ruy Carneiro, Cícero Lucena e outros, e no final faltando 20 dias para a eleição, Ronaldinho Cunha Lima ( irmão de Cássio ) vai assumir a condição de candidato a governador no lugar de Cássio na esperança de se eleger na onda do barulho e das pesquisas eleitorais duvidosas. É brincadeira !!

 

Outros partidos menores também irão lançar seus candidatos a governador, vice e senador, farão também suas coligações e também terão suas fatias eleitorais.

 

E o povo ? Bem, dizem que o povo é apenas um detalhe, dizem que o povo é massa de manobra, dizem que o povo vai na onda das pesquisas e das conversas bonitas. Será ? Eu não quero acreditar mais nisso, acho que este ano a coisa vai ser bem diferente, pois, o povo está mais atento e participativo. O povo já não aguenta mais os políticos, os conchavos, as pesquisas sem credibilidade e a politicagem sem limites e vai dar a resposta na hora certa, na URNA ELETRÔNICA.

 

A Paraíba não pode retroceder, temos que avançar e recuperar o tempo perdido. Chega de tanta politicagem ! Chega de tanta enganação ! Os políticos não podem mais brincar com o povo visando apenas seus interesses pessoais e de grupos. Acredito que em 2014 tudo vai ser bem diferente, pois, quem estiver apostando que o povo vai aceitar os conchavos e as enrolações vai ter a resposta nas urnas.

 

Anotem aí …

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.