Anísio propõe audiência pública para discutir encruzilhada da UEPB

(Foto: reprodução/internet)
(Foto: reprodução/internet)
Na sessão da ALPB desta terça-fera (20/05), o deputado estadual Anísio Maia (PT) tratou dos problemas enfrentados pela Universidade Estadual da Paraíba durante o Governo de Ricardo Coutinho. “A UEPB vem sendo prejudicada, maltratada, ignorada ano a ano, inclusive, em sua autonomia, a qual o Governo insiste em não reconhecer, uma verdadeira encruzilhada”.
Por solicitação da Associação dos Docentes da UEPB, Anísio propôs que os parlamentares se debruçassem novamente sobre a questão, realizando uma nova audiência pública, no próximo dia 28. Em 2013, a ALPB promoveu uma audiência com o recém-empossado reitor Rangel Júnior.
“Precisamos tirar a UEPB do palanque! Apesar da vontade do governador de dizer que na UEPB o professor ganha muito bem, que não falta verba, isso não condiz com a verdade. Inclusive, o governador enviou para esta Casa uma proposta de reajuste para os funcionários daquela instituição que fere frontalmente a decisão do Conselho Universitário e, portanto, sua autonomia, além de não respeitar a nossa Constituição, que obriga a reposição salarial anual”, destacou Anísio.
A Assembleia Legislativa não aceitou mais esta imposição do governador e devolveu o projeto que determinava um reajuste salarial de apenas 5%, abaixo da inflação oficial. A UEPB também amarga hoje um déficit de R$ 30 milhões em relação a suas reais necessidades de custeio, provocado pelo desrespeitado do valor correto do duodécimo que o Governo Estadual deveria repassar a instituição.