O deputado Anísio Maia (PT) fez um protesto na sessão de hoje da Assembleia Legislativa contra a apresentação de requerimentos pelos parlamentares endereçados ao governo do estado. Ele disse que nenhuma serventia tem os requerimentos, uma vez que o governo sequer dar resposta sobre os pleitos encaminhados.
Para provar que é pura perda de tempo, ele revelou que encaminhou 220 requerimentos ao governo tratando do mesmo assunto, ou seja, pedindo viaturas policiais para os municípios paraibanos. “Eu quero saber o tratamento que vai ter esses requerimentos e no fim de tudo eu vou mostrar a validade desse tipo de expediente para nós, que é quase nenhuma”, afirmou.
Anísio disse que só fez mudar os nomes das cidades, mas que o conteúdo é o mesmo. “Nós deveríamos criar outros mecanismos e não se limitar a apresentar requerimentos aqui na Casa”, destacou.
Ele disse que não é esse o papel reservado aos deputados. “Nós temos casos de colegas que se limitam a redigir requerimentos e mais requerimentos endereçados ao governo”, criticou.
O regimento da Assembleia prevê a apresentação de requerimentos pelos deputados, que independem de parecer das comissões da Casa. Os requerimentos podem conter pedidos de informação a secretários de Estado ou de apelo ou providências as autoridades do governo.