Anísio diz que crime ambiental no São José é orquestrado pelo empresário Roberto Santiago

O deputado estadual Anísio Maia (PT) comentou o crime ambiental flagrado pela reportagem do Polêmica Paraíba. Um caminhão aterrou na tarde desta terça-feira (22) parte do Rio Jaguaribe, no bairro do São José, em João Pessoa, mais precisamente aos fundos do Manaíra Shopping.

Para o deputado, o aterramento do rio foi orquestrado pelo empresário Roberto Santiago, dono do shopping. “Firmaram uma parceria público privada e tiraram a licença ambiental autorizando essa barbaridade”, afirmou. “O objetivo disso é alargar a área do Manaíra Shopping”, completou.

Ainda segundo o parlamentar “o que está sendo operado no Bairro São José é uma verdadeira desmoralização do poder público. Um empresário milionário usa e abusa do seu poder econômico para confrontar abertamente as nossas leis com a complecência e até cumplicidade de muitos gestores públicos”, disse. “Um dos seus artifícios é praticar crimes ambientais para depois propôr um termo de ajuste de conduta para se livrar das penas. No fim de tudo a coisa passa a ser altamente lucrativa para suas empresas porque os termos de ajuste acordados são altamente compensadores”, revelou Anísio.

Para Anísio Maia a coisa passou a promiscuidade com a adoção de uma nova tática, que ele considera muito criativa. “A mutreta chama-se agora de parceria público-privada e foi armada ao apagar das luzes do governo anterior. O seu intuito é acobertar mais um crime ambiental. Mais uma vez as vitimas são os habitantes do Bairro São José que poderão ver seu bairro inundado devido ao aterro da margem do Rio Jaguaribe que está sendo promovido graças a esta ardilosa parceria”, disparou.

Indignado com o vídeo publicado no PolêmicaPB Anísio Maia se dirigiu até o bairro do São José. “Ao nos dirigirmos ao local com um grupo de moradores do bairro para tentarmos impedir essa obra criminosa constatamos que os predadores estão muito bem acobertados com um documento chamado de parceria público-privada assinado entre a empresa administradora do Shopping Manaíra e a prefeitura municipal da cidade. Neste acordo esta empresa se compromete a dragar uma parte do Rio Jaguaribe, não por espirito público, mas porque a operação da dragagem lhe permitiu aterrar boa parte do rio ampliando assim em quase dez metros o aterro original que dá sustentação ao muro que contorna esse empreendimento. Em um só dia chegaram vinte carretas despejando barro no local. Tudo legalizado através de uma licença ambiental muito suspeita. Resultado, a empresa ganhou uma área de mais de 3.000 metros quadrados e o povo do bairro São José está perigosamente exposto a uma grande inundação já que a calha do rio foi reduzida de oito metros para menos de quatro. Já está na hora de alguém dar um basta a isto”, explicou Anísio Maia.

“Prefiro chamar este acordo de picaretagem público-privada”, concluiu o parlamentar.

Confira o áudio:

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2013/01/SONORA-ANIZIO-MAIA.mp3]

Confira o flagrante EXCLUSIVO do Polêmica Paraíba:

Foto e Vídeo Walter Paparazzo