A prefeitura de Campina Grande é estrategicamente importante para composições políticas que visam futuras disputas ao Governo do Estado. Por isso, os principais partidos já estão em plena negociação na escolha pelo melhor nome a lançar em 2016.
O PMDB precisa fortalecer as bases em todo o Estado para que Veneziano dispute em 2018 e a família Vital do Rêgo tem que lançar uma nova liderança na Paraíba após o desligamento de Vital Filho ao ocupar vaga de ministro no TCU.
O segundo deputado federal mais votado pensa grande. Ele tem carisma e apresentou crescimento enquanto esteve a frente da disputa de 2014, antes de ser substituído por Vital. Mas para dar robustez a candidatura ao Governo precisa de Campina Grande e de uma pessoa de conduta e confiança para lançar.
A recusa da esposa, Ana Cláudia, ao cargo de secretária executiva de Ricardo Coutinho foi momento no qual se cogitou o nome da ex-primeira dama para figurar como candidata do PMDB em Campina.
Ana Cláudia já tem experiência na vida pública e pode enriquecer a disputa eleitoral também na vaga de vice. Isso vai depender das alianças que o partido formalizar para a campanha.
A disputa municipal de Campina Grande terá forte presença das mulheres e Ana Cláudia pode disputar com Tatiana Medeiros e Daniella Ribeiro.