Polêmicas

América, América!

foto

Marcos Tavares

Por muito tempo se perguntou por que João Goulart não resistiu ao golpe de 31 de março quando no início do movimento ele contava com a simpatia e adesão de comandantes militares importantes que poderiam ter virado a situação. Documentos sigilosos americanos finalmente abertos ao público dão conta de que Jango fora informado pelo comando militar da Operação Brother Sam que consistia na invasão do Brasil por tropas americanas caso houvesse alguma resistência da esquerda. Sabendo impossível combater o poderio americano no Ocidente Jango teria optado pelo exílio e foi a Montevidéu impedindo que se derramasse sangue brasileiro.

Os americanos, através do embaixador Lincoln Gordon estavam realmente com a Frota do Caribe pronta para desembarcar em algum lugar entre Espirito Santo e Rio de Janeiro, frota essa capitaneada por um porta-aviões da classe Forrestal, destroieres, navios-tanques, carros de assalto além de todo um aparato aéreo que permitiria a colocação de tropa americana em solo brasileiro em vinte e quatro horas. Na guerra fria o fantasma de Cuba amedrontava os americanos e eles sabiam que um país continental como o Brasil posicionado à esquerda arrastaria o restante do continente.

Sem saber escapamos por pouco de ser um novo Vietnã, caso Jango tivesse ousado se insurgir contra o golpe. A costa brasileira seria rapidamente tomada pelos fuzileiros americanos e a luta se desenrolaria no interior, nas montanhas e selvas. Não se sabe ainda hoje até onde iriam os estados Unidos em sua decisão de afastar qualquer fantasma comunista da América Latina, mas a julgar pelo que eles fizeram em outros países e outras regiões é bem provável que o Brasil tivesse mergulhado numa guerra civil sangrenta e sem resultado previsível.

Lei Áurea

A nova PEC das domésticas coloca realmente um fim na escravidão no Brasil que vivia disfarçada num sistema paternalista herdado da colônia que misturava relações trabalhistas com injunções familiares sempre em prejuízo do empregado.

Passado o susto inicial que deve gerar uma onda de desemprego o país deve conviver com essa nova realidade e encarar a trabalhadora doméstica como uma profissional igual aos outros trabalhadores com seus direitos e deveres.

Essa transição de uma relação amigável para uma realidade trabalhista não se dará num dia, mas está plantada a semente para que a doméstica possa exercer com dignidade sua profissão.

Regulamentação

A PEC, quando transformada em Lei vai precisar de uma rigorosa regulamentação que cubra todo esse intricado mundo do patrão-que não é empresa-com o empregado que divide com ele a intimidade da casa.

São nuances que precisam ficar bem definidas como horário de trabalho, alimentação, assistência médica coisas que até então eram engolfadas por uma relação mais íntima entre empregadores e empregados.

Lentidão

O alagamento do canteiro central da Epitácio Pessoa anda a passos de tartaruga.

Somente os primeiros quarteirões sofreram interferência até agora. Nesse ritmo a obra dura quatro anos.

Besteirol

O mais genuíno besteirol o episódio que envolveu o vereador Santino que contemplava a nudez de uma modelo.

Isso não fere a ética parlamentar nem ofende os menos puritanos. Nem toda nudez deve ser castigada.

Nomes

Realmente o PT está se achando depois que fez a Prefeitura da Capital sem analisar que essa foi uma situação anormal que dificilmente se repetirá.

Nessa euforia, equívocos como o nome de Giucélia para uma apertadíssima campanha para o Senado.

Ficha

O que importa uma ficha suja? Carlos Antônio, ex-prefeito de Cajazeiras, mesmo impedido de ser candidato pela sua ficha ganha um cargo de Secretário no atual Governo.

Mas que a ficha vale os votos.

História

O Governador Ricardo Coutinho defende-se da contratação irregular na Secretaria de Saúde alegando que esse é um problema de trinta anos.

E nesses trinta anos levou amigos e inimigos no mesmo barco.

Labuta

Depois de quase uma semana dedicada à oração e as libações, segunda a vida volta ao normal.

A próxima grande parada só no São João.

Frases…

Memória – Esquecer não é perdoar.

Afundando – O danado é que até submarino naufraga.

Dominical – Na segunda a gente morre para ressuscitar na terça.