Saúde

ALERTA: Governador decreta situação de emergência na PB devido aumentos casos de síndrome respiratórias

Durante esse período, as autoridades podem adotar as medidas administrativas necessárias para lidar com a situação de emergência, respeitando a legislação vigente.

ALERTA: Governador decreta situação de emergência na PB devido aumentos casos de síndrome respiratórias

Foi anunciada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (16) a declaração de situação de emergência em saúde pública em toda a Paraíba, devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral.


Conforme o decreto assinado pelo governador João Azevêdo, foi estabelecido um período de 90 dias para a situação de emergência, podendo ser prorrogado. Durante esse período, as autoridades podem adotar as medidas administrativas necessárias para lidar com a situação de emergência, respeitando a legislação vigente.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (15) que uma criança de dois anos faleceu e está sendo investigada por suspeita de meningite. O óbito ocorreu no Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa. Esse é o terceiro caso suspeito de meningite que resultou em morte em menos de dez dias.

Familiares, amigos e profissionais de saúde relacionados ao caso estão sendo monitorados pela SES e pela vigilância do município. Recentemente, em 7 de maio, a Secretaria de Saúde de Campina Grande confirmou a morte de uma criança no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) devido à doença. No último sábado, uma adolescente de 12 anos, residente em Sousa, também veio a óbito. Ela foi transferida para Patos e depois para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde faleceu. Em 2024, a SES registrou 51 notificações de suspeita de meningite, com 17 casos confirmados, 15 descartados e 19 ainda em investigação.