Agra despista o retorno para salvar aparências

Nonato Guedes

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), contestou as versões de que possa retornar ao páreo como candidato à reeleição, divulgadas em portais como o Lanacaprina. Chegou a dizer que alguns meios de comunicação têm o dom da premonição, “mas não procedem as especulações”. Da mesma forma, a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, emitiu declarações reiterando confiança na sua permanência na disputa e negando qualquer articulação do diretório nacional com vistas a retirá-la do confronto eleitoral. Estela pode estar desinformada, mas passa convicção quanto à sua expectativa pessoal. Em relação a Agra, ele pratica de forma calculada uma operação despistamento para encobrir as aparências do que está sendo tramado. Acaba se contradizendo ao afirmar que no PSB está sempre havendo discussão de avaliação sobre as chances do partido na eleição.

O Lanacaprina noticiou, com base em fontes fidedignas, que estaria sendo cogitado retorno do prefeito ao ringue, encabeçando chapa que teria o jornalista Nonato Bandeira, pré-candidato pelo PPS, como o vice. Bandeira não disse nada sobre o assunto. Preferiu insistir em que continua dialogando com movimentos sociais e cumprindo uma agenda preparatória que inclui a coleta de subsídios para embasar a sua plataforma de campanha. A verdade é que o esquema do governador Ricardo Coutinho continua monitorando a conjuntura, e isto inclui análises sobre a performance de Estelizabel, que não avançou substancialmente do ponto de vista da competitividade.

Estão ocorrendo oscilações visíveis no cenário pré-eleitoral, inclusive, do ponto de vista da manifestação de intenção de voto. Um fato novo, por exemplo, é a pontuação impressionante que o deputado Toinho do Sopão (PTN), atualmente em lua de mel no Conde, em pesquisas encomendadas por alguns partidos, como o PMDB. Uma fonte qualificada revelou à reportagem que o deputado já está alguns corpos à frente do pré-candidato do PT, Luciano Cartaxo, que na pesquisa do ‘Consult’ para o “Correio da Paraíba” figurava num promissor terceiro lugar, abaixo de José Maranhão e de Cícero Lucena. Toinho do Sopão eclodiu como fenômeno na eleição de 2010, alcançando recorde de votos na corrida à Assembleia Legislativa. E um interlocutor influente do PMDB confidenciou a este repórter que a ascensão dele na disputa pela prefeitura é reflexo do trabalho que desenvolve com a ampliação da sopa que é compartilhada por eleitores.

Um aspecto que não pode ser ignorado é que o jogo das cúpulas, botando e tirando pré-candidaturas, está fazendo o eleitor migrar em termos de preferência de acordo com sua vontade própria. O PMDB, aliás, conforme o presidente do diretório estadual, Antônio de Souza, decidiu contratar uma empresa de fora, com credibilidade, para promover pesquisas periódicas exatamente a fim de aferir as pulsações do eleitorado pessoense. Estelizabel luta para não jogar a toalha, confiante no apoio do maior eleitor, o governador Ricardo Coutinho. Mas o PSB nacional acompanha, sim, a evolução de desempenho porque deseja fazer a escolha definitiva certa, evitando correr riscos. Agra tem razão em se sentir confuso diante do vai e vem da conjuntura. Mas passou a investir pesado em obras públicas. O que pesa contra ele é o desgaste acumulado em escândalos, com visibilidade na mídia nacional. Ele ficou frustrado quando não foi escolhido pelo Sebrae para ser agraciado com o prêmio “Prefeito Empreendedor”. Chegou a ir a Brasília assistir ao anúncio, convicto de que receberia o troféu, e saiu desapontado porque viu o galardão escapar para outros gestores. Esses focos de desgaste preocupam o governador e integrantes da cúpula do PSB. Mas, enquanto Estelizabel não avançar, Agra continuará como reserva entre as opções.