Em solenidade bastante prestigiada, inclusive por nomes conhecidos da história da imprensa paraibana, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) lançou, na manhã desta quinta-feira (31), a 12ª edição do Prêmio AETC-JP de Jornalismo, na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API). Durante o evento, que foi aberto com um café da manhã no hall do prédio da API, e conduzido pelo presidente interino da entidade, João Pinto, o diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho, apresentou as homenageadas do concurso deste ano, que pela primeira vez tem dois nomes: a jornalista Lena Guimarães e a apresentadora, Edilane Araújo. O Prêmio é promovido pela AETC-JP, com o apoio da Empresa Transdata, do segmento de Bilhetagem Eletrônica.
Homenageadas
“Esta é uma homenagem que recebo com muito carinho e felicidade, já que é gratificante ser reconhecido pelo que a gente faz e mais ainda por saber que foi meus colegas que contribuíram com essa indicação”, disse Lena Guimarães, que fez uma retrospectiva de sua trajetória profissional, pontuando as oportunidades que teve ao longo de sua carreira. Edilane Araújo também agradeceu a deferência e se disse lisonjeada de ser homenageada. “Tenho orgulho de fazer parte da história da imprensa paraibana, de há 30 anos empregar a minha força de trabalho para passar informações às pessoas, primeiro no rádio e há 27 anos na TV”, destacou ela.
Elogios à AETC
O vice-governador Rômulo Gouveia prestigiou o lançamento e destacou a importância da iniciativa da AETC. “Esse prêmio é muito importante, não à toa ele é considerado o ‘Oscar da Imprensa Paraibana’ e a AETC está de parabéns em manter um concurso deste nível que só estimula a boa produção jornalística em nosso Estado”, frisou Rômulo. A presidente licenciada da API, Marcela Sitônio, frisou a importância do cocurso e destacou o pioneirismo da AETC. “Depois do prêmio AETC surgiram outros concursos que reconhecem o nosso trabalho, mas foi a AETC que abriu esse caminho, que estimulou essa ação”, disse ela, que já fez parte da comissão julgadora do concurso em algumas edições.
Manutenção do concurso
Em sua fala Mário Tourinho fez um breve relato da atual conjuntura nacional de transporte público, falou sobre a questão dos assaltos aos ônibus, destacando a importância do uso do cartão da bilhetagem como forma de minimizar a circulação do dinheiro nos ônibus desestimulando o crime, destacou as mudanças na dinâmica de premiação do concurso deste ano, e do compromisso dos empresários em manter a premiação. “Não poderíamos deixar de realizar o concurso, porque se assim o fizéssemos estaríamos desrespeitando os jornalistas que todos os anos nos prestigiam com brilhantes reportagens”, disse Mário.