Polêmicas

AETC alega problemas financeiros e cancela prêmio de jornalismo em 2014

onibus1

A Associação de Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa emitiu nota na noite desta segunda-feira, 22, dando conta de mudanças na realização do Prêmio AETC-JP de Jornalismo promovido anualmente.

De acordo com o texto, as empresas de ônibus passam por um momento delicado financeiramente e o prêmio de jornalismo deixará ser anual e passará a ser a cada dois anos, sempre em anos ímpares.

Nota de Esclarecimento

A Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa sente-se no dever de comunicar, especialmente aos integrantes de combativa imprensa desta terra, que, por razões que a seguir aponta e principalmente as de ordem econômico-financeira, decidiu adiar a realização da 13ª Edição do Prêmio AETC-JP de Jornalismo, certame cuja solenidade de premiação tem ocorrido, de 2002 até 2013, sempre no mês de dezembro.

Em 2002, quando da 1ª Edição deste evento, e ainda até no ano 2013, em sua 12ª Edição, o Prêmio AETC-JP de Jornalismo constituiu-se em um certame absolutamente necessário para estimular e reconhecer o talento dos profissionais desta combativa categoria, aqui na Paraíba, particularmente em João Pessoa.

No entanto, com o mesmo objetivo do Prêmio AETC-JP de Jornalismo, depois de 2002 outros Prêmios de Jornalismo vieram a ser instituídos, seja em nível regional como o Prêmio BNB de Jornalismo, seja em nível nacional como o Prêmio SEBRAE de Jornalismo, ambos com premiações também em nível estadual. E especificamente para a Paraíba também foi instituído o Prêmio de Jornalismo FAEPA/SENAR-PB.

Recentemente, dois outros Prêmios de Jornalismo foram instituídos para incentivar e reconhecer o talento dos profissionais da imprensa paraibana: o Prêmio FIEP de Jornalismo (com solenidade de premiação marcada para 18 de novembro) e Prêmio ALPB de Jornalismo (cuja premiação ocorrerá em 11 de dezembro em solenidade em que igualmente se realizará a confraternização dos que integram a Assembléia Legislativa do Estado). A propósito, também nessa mesma data (11 de dezembro) está prevista a solenidade de premiação do Prêmio de Jornalismo FAEPA/SENAR-PB.

Todos somos cientes e conscientes das dificuldades pelas quais passam, de uns anos para cá, as empresas de transporte coletivo urbano no Brasil. Em João Pessoa a situação não é diferente. Ainda assim, e considerando que eram poucos os certames para o incentivo e reconhecimento do talento dos jornalistas paraibanos, as empresas de transporte coletivo urbano de João Pessoa insistiram, mesmo com tais dificuldades, em realizar o Prêmio AETC-JP de Jornalismo. Todavia, confortadas pelo fato de que, com a semeação deste Prêmio AETC-JP de Jornalismo, outros Prêmios de Jornalismo surgiram aqui na Paraíba, entendem, através de sua entidade (a AETC-JP), que, em nome da racionalidade e com o sentimento do dever cumprido, é hora de reavaliar a forma e a periodicidade do evento que ficou cognominado como “O Oscar da Imprensa Paraibana”, assinalando, porém, que, em razão destas dificuldades econômico-financeiras, sua  reativação, a partir de 2015, dar-se-á com periodicidade bienal, portanto com o evento realizando-se sempre nos anos ímpares.

João Pessoa, 22 de setembro de 2014

 

A DIRETORIA

 

Polêmica Paraíba