Polêmicas

Alerta sobre prologamento da Seca

foto

O Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Moacir Rodrigues participou de uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Taperoá, para tratar e discutir assuntos referentes à Seca. Ele destacou as ações do governado estadual, mas ressaltou que não são suficientes para solucionar o problema.

Moacir disse que carros pipas, poços artesianos são soluções que estão sendo feitas pelo governo do estado, mas são paliativos que estão longe de estabelecer dissoluções definitivas para o sofrimento enfrentado pelos paraibanos durante o período da Seca. “Carros pipas e poços serão soluções tomadas pelo governo Estadual, mas não é a final”, pontuou.

Ex-governador da Paraíba morre no Hospital da Unimed, em João Pessoa

foto

Com 82 anos, Dorgival Terceiro Neto faleceu na noite desta sexta-feira (12) no Hospital da Unimed, em João Pessoa. Ele é ex-governador, ex-prefeito da Capital e membro da Academia Paraibana de Letras.

Velório acontece no Palácio da Redenção e sepultamento em Taperoá neste sábado

Dorgival Terceiro foi nomeado, pelo então governador Ernâni Sátiro, prefeito de João Pessoa, em 1971. Em 1974, terminando seu mandato de prefeito foi eleito, indiretamente, vice do governador Ivan Bichara, assumindo o cargo de governador de 14 de agosto de 1978 a 15 de março de 1979, passando o cargo para Tarcísio Burity.

O ex-governador estava interno há 30 dias, mas não resistiu as complicações em sua saúde e faleceu nesta noite.

Isenção da taxa de vestibular garante mais oportunidade, defende deputado

foto

O deputado Wilson Filho (PMDB/PB) parabeniza a presidente Dilma Rousseff pela nobre ação de sancionar nesta quinta-feira (11) a lei que garante o direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição nos vestibulares de universidades federais e institutos federais de ensino a estudantes que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Hoje, a inserção total e parcial do pagamento da taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais é possível, mas os alunos passam por uma avaliação socioeconômica. Agora esse direito está garantido por lei e deve facilitar e ampliar o número de estudantes beneficiados.

O Deputado Wilson Filho (PMDB/PB) é relator da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio e na Câmara dos Deputados é reconhecido como mais atuantes defensores da Educação Brasileira.

CRM-PB interdita UTI neonatal do Hospital Edson Ramalho

foto

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) interditou eticamente, no inicio da noite desta sexta-feira (12), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. A partir da zero deste sábado (13), o setor não poderá mais receber pacientes para tratamento intensivo. O motivo da interdição é a falta de escala de médica completa a partir da próxima segunda-feira (15), já que os médicos que prestam serviço na unidade irão suspender o atendimento em virtude do atraso de pagamento.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, com a interdição, os médicos ficam proibidos de prestar assistência médica na UTI Neonatal. “Porém os pacientes que estão internados na unidade continuarão sendo assistidos. Não será permitida também a entrada de novos internos”, explicou Eurípedes Mendonça.

Luciano Agra agradece declaração de Cássio Cunha Lima

foto

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, comentou a declaração feita pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), nesta sexta-feira (12). Ao ser questionado pela imprensa sobre o nome de Luciano para as disputas nas eleições de 2014, o senador afirmou que “Agra é um bom nome para tudo”. E destacou: “Ele tem capacidade para ser governador, senador ou vice. Ele foi um grande prefeito”.

Luciano Agra, que está em Patos, durante entrevista à imprensa local, manifestou gratidão às palavras do senador. “Recebo a declaração com muita honra, afinal Cássio é um dos maiores políticos da história da Paraíba. É um grande reconhecimento e me dá muita responsabilidade”, disse Agra.

Ainda sem partido, o ex-prefeito de João Pessoa também manifestou sua vontade de continuar na vida pública e se considera preparado para novas disputas. “Acho que estou preparado para isso porque sou humilde, humano, governei a maior cidade do Estado e recebemos mais de 70% de aprovação da nossa gestão”, confirmou.

Bar do Surfista é demolido

foto

Luto e revolta. Esses foram os principais sentimentos expressados pelos moradores de Intermares, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, ao presenciar a demolição do Bar do Surfista, que funcionava no local há 30 anos, onde também ficava a Organização Não Governamental (ONG) Guajiru – em proteção às tartarugas marinhas e projetos sociais que incentivavam a educação e o surf para meninos carentes. A determinação foi da Justiça Federal na Paraíba, e a execução da desocupação da área foi realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Seosur) de Cabedelo.

O dono do bar, Valdi Silva Moreira, estava inconformado e lamentou. “Não é apenas um bar que vai embora. São sonhos que foram construídos ao longo dessas três décadas, são projetos que foram construídos, que incluíram muitos jovens carentes como o nosso Fininho, que hoje é campeão do surf.

Cagepa reativa poço em Santa Luzia

foto

A Gerência Regional da Cagepa em Patos garantiu, durante assembleia realizada na Câmara de Vereadores de Santa Luzia, reativar o poço localizado na bacia do açude da cidade, com o objetivo de aumentar a oferta de água e reforçar o abastecimento no município, já que moradores de alguns bairros vêm enfrentando problemas em virtude da estiagem que assola a Paraíba.

De acordo com o gerente da Cagepa em Patos, Maciel Damaceno, o poço que será reativado nos próximos dias vai garantir um acréscimo de mais 40 metros cúbicos de água por hora, o que vai aumentar a oferta de água da cidade, que depende atualmente apenas da adutora Coremas/Sabugi.

Cássio é contra a “PEC da Impunidade”

Plenário do Senado

“Eu sou contra a PEC 37”, assim iniciou a sua fala, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) durante evento promovido pelo Ministério Público da Paraíba na manhã desta sexta, na Estação Ciência Cultura e Artes em João Pessoa. A Proposta de Emenda à Constituição número 37, pretende acrescentar um parágrafo à Carta Magna, restringindo a investigação criminal às polícias Civil e Federal. Sendo assim, o Ministério Público e demais instituições não poderão mais investigar crimes.

“Posso dizer que se existe um abuso e excesso nas instituições públicas, também existem as corregedorias que investigam e os controles internos que devem ser aprimorados cada vez para punir eventuais abusos mas não podemos confundir interesses de alguns com o poder republicano do Ministério Público. Estou neste evento para levar ao Congresso a nossa força e opinião contra a aprovação da proposta e acredito, com toda certeza, que não vai passar”, afirmou o senador.

“Quero debater a Paraíba de hoje e a perspectiva de amanhã”

foto

Ao visitar novamente a cidade de Guarabira, no brejo paraibano, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) disse que está pronto para debater os problemas da Paraíba, com perspectivas de solução para estes problemas. “Quero debater Saúde, Educação, Segurança Pública, desenvolvimento. Quero debater a Paraíba de hoje e as perspectivas da Paraíba de amanhã”, afirmou.

Veneziano disse que a Paraíba precisa ser debatida exaustivamente, numa tentativa de solucionar problemas que, hoje, perturbam os paraibanos. “Nós queremos debater porque existe rodízio de aulas nas escolas estaduais por falta de carteiras escolares, porque os policiais são mal remunerados e ainda tem de fazer rodízio de coletes e de armas, como mostrou recentemente a mídia nacional, por exemplo”.