O advogado Luciano Pires afirmou neste sábado (25) que o Governador Ricardo Coutinho (PSB) e membros da Rádio Tabajara vem fazendo “verdadeiros comícios” na cadeia de mais de vinte emissoras de rádio de várias cidades do Estado, propagando a reeleição do governador. Luciano é quem assina a Ação que o Diretório Estadual do PMDB deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB esta semana, denunciando o uso eleitoreiro da Rádio Tabajara e da cadeia de emissoras.
O advogado diz que o curso de determinados programas, seja pelos comentários dos jornalistas apresentadores ou dos entrevistados, que são deputados estaduais aliados políticos do governador Ricardo Coutinho, mais se assemelham a um “comício”. Luciano cita na Ação que, no programa veiculado no dia 06 de fevereiro, o apresentador Célio Alves e o Deputado Lindolfo Pires “agem com o firme desígnio de louvar eleitoralmente o representado Ricardo Vieira Coutinho”.
Ele afirma que, nos programas veiculados pela Tabajara e pelas mais de vinte emissoras, pagas com dinheiro público, há “um modelo de exploração da mídia oficial devidamente orquestrado”. Segundo Luciano Pires, a “propaganda eleitoral precoce” foi deflagrada em programa veiculado no dia 11 de janeiro deste ano. Ele cita trechos de alusão direta à reeleição do governador dizendo que “o nível de exploração do espaço não encontra limites”.
Para o advogado, quando os representados Célio Alves e Fernando Caldeira prosseguem nos comentários enfáticos, celebrando as adesões dos prefeitos e do eleitor, exaltando o modelo de gestão, as obras, as ações, “executam, na verdade, pura propaganda eleitoral”. Na Ação, o PMDB denuncia o uso da cadeia de emissoras de rádio, financiada com recursos públicos, comandada pela Rádio Tabajara, emissora oficial do Estado, para propaganda eleitoral fora de época.
Na representação, que tem ao todo 60 páginas e é assinada pelo advogado Luciano José Nóbrega Pires são citados, além do governador e da Rádio Tabajara, a superintendente da emissora, Maria Eduarda Santos; os jornalistas Célio Alves e Fernando Caldeira e os Deputados Estaduais governistas Tião Gomes e Lindolfo Pires.
Segundo a Ação, o programa ‘Fala Paraíba’, veiculado de terça a sexta-feira, das 12h às 14h, “produzido pela Autarquia Estadual Rádio Tabajara – Superintendência de Rádiodifusão, por meio das emissoras Tabajara AM e Tabajara FM, em conexão com mais de duas dezenas de emissoras de rádio do Estado da Paraíba, tem sido utilizado para promover escancarada propaganda eleitoral antecipada do representado Ricardo Vieira Coutinho, notório candidato à reeleição”.