O advogado Ricardo Sérvulo e os professores universitários Flávio Lúcio Vieira, José Artigas e Derval Golzio participaram de debate sobre atualidades e os últimos momento da campanha eleitoral das eleições 2016. Em painel realizado no programa Master News, da TV Master, noite desta sexta-feira, 30, os especialistas concordaram que o grande número de partidos políticos no Brasil não ajuda no fortalecimento da democracia.
Para Ricardo Sérvulo, o grande número de partidos serve apenas para que todas as pessoas que quiserem ser “donos” de seus partidos possam criar uma legenda sua. “Temos os partidos tradicionais, que são bastante conhecidos e vão surgindo partidos novos, praticamente todos os dias tem um partido novo, vejam vocês que o Partido da Mulher Brasileira é presidido por um homem e tem mais membros homens que mulheres”, afirmou.
Os participantes destacaram, inclusive o papel das pesquisas eleitorais e discutiram as mudanças promovidas pela reforma eleitoral. Para Sérvulo, a proibição de doações de empresas inibiu o processo eleitoral deste ano em muitos lugares, ele destacou a crença de que uma nova reforma poderá trazer de volta a prática de doação de empresas para campanhas políticas.
Créditos: Ívyna Souto – Polêmica Paraíba